logo

Curso de preparação para o Plano Diretor começa nesta sexta no Sesi

09/06/2005 18:07:25 - Jornalista: Catarina Brust

O curso de Preparação dos Dirigentes de Associações de Moradores para o Processo Participativo do Plano Diretor começa nesta sexta-feira (10), às 18h, no Sesi de Macaé. O curso, elaborado pela equipe técnica da Coordenação Geral do Plano Diretor (COGEPLAD), terá a participação de diversos secretários municipais e dos vereadores Jorge de Jesus da Silva (PL) e Maxwell Vaz (PT).

Macaé possui cerca de 79 associações de moradores. A intenção é capacitar até três representantes por associação, para que eles também atuem como multiplicadores do Plano Diretor junto às suas comunidades. Os secretários municipais de Macaé vão estar explicando como é o funcionamento da administração do município, para facilitar a solução de problemas junto ao governo.

- O Plano Diretor vai proporcionar propostas para o futuro da cidade, a função social da propriedade e garantir um desenvolvimento equilibrado, promovendo a moradia digna em ambiente saudável – destacou o coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet.

“Plano Diretor como instrumento de gestão democrática do espaço urbano”, e “O orçamento municipal” são alguns dos temas que serão abordados. Na abertura do curso Hermeto Didonet fará uma apresentação do município. No final, haverá debates.

No sábado (11) o curso começa às 8h, com palestras sobre defesa do consumidor, transporte coletivo, Projeto Macaé Cidadão, saneamento, cortes e podas de árvores, esporte, cultura, direito da mulher, entre outros temas. No encerramento, os vereadores Jorge de Jesus da Silva e Maxwell Vaz participarão do evento com comentários, seguido de debates.

- Cada secretário municipal que vai participar do curso poderá explicar como atuam suas respectivas secretarias e como os representantes das associações de moradores podem resolver suas demandas de forma mais ágil. Além disso, eles poderão informar quais os projetos que cada secretaria tem em andamento. Como, por exemplo, a construção de 300 casas populares que o governo municipal já está construindo no Bosque Azul da Ajuda de Baixo- salientou Hermeto.