O diretor da Escola de Municipal de Artes Maria José Guedes, Fred Tolipan, que assumiu o cargo no dia 13 de julho, dá novo formato ao curso técnico de teatro. Os alunos agora têm de mostrar seus trabalhos. Nas noites de sábado (26) e domingo (27), às 19h, no auditório do Centro Macaé de Cultura, eles apresentam a Leitura Dramatizada de Nelson Rodrigues, sobre a peça “Vestido de Noiva”. A direção é de Anderson Arêas e a supervisão técnica, do próprio Fred.
- É um projeto pedagógico novo, visando a melhor formação dos atores - avalia Tolipan. Cinco professores trabalham junto aos 40 alunos do curso técnico de teatro. Os profissionais formam um núcleo de pesquisas pedagógicas em teatro. São realizados módulos temáticos trimestrais, com a leitura de autores de quilate, como a do primeiro módulo: Nelson Rodrigues.
Segundo o diretor da Escola de Artes, o objetivo é divulgar na sociedade a ação da arte como ferramenta educacional, recuperando a identidade cultural de Macaé, além de valorizar o talento local, de forma a efetuar a criação de mercado de trabalho ao artista (ator ou músico) macaense. “Nossa idéia é completar os segmentos que a escola de artes apresenta, ficando para o ano que vem a implantação dos cursos de dança e de artes plásticas”, avisa Fred.
Só no Conservatório Macaé de Música há 250 alunos. Nos cursos livres de teatro (crianças e adolescentes) são 60. Estes setores, juntamente com o Coral da Cidade de Macaé e o curso de desenho, também estão vinculados à Escola de Artes.
Fred Tolipan
Marcos Frederico Tolipan de Oliveira, 35 anos, tem um vasto currículo. Sua formação é ator e pedagogo, com teoria teatral na Uni Rio. Ganhou prêmio no Festival Carioca de Novos Talentos em 1992. Já apresentou dez espetáculos.
Foi através do monólogo “Coração Delator”, de Edgard Alann Poe (inglês), que descobriu a vocação para dirigir peças. A partir daí, fez assistência de direção com os diretores Jefferson Miranda e José Costa.
Há dez anos, é professor no Centro Universitário da Cidade (Univercidade), onde coordena curso de arte dramática. Fred dirige tecnicamente o Festival Panorama de Dança, que ocupa diversos teatros cariocas e acontece em novembro. Além disso, coordena a produção e a direção técnica do “Riocenacomtemporânea” – um festival universitário.
Ainda no setor de teatro, Tolipan dirige o projeto Educatoris, que tem o objetivo de educar através da arte dramática. Atualmente, participa da adaptação da obra machadiana “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.