logo

Curso incentiva tabagistas a parar de fumar

15/05/2013 14:38:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Moisés Bruno

 O curso de capacitação com o tema “Abordagem Intensiva de Tabagistas que Desejam Parar de Fumar”, promovido pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, começou a ser realizado na manhã desta quarta-feira (15), no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), antigo Hotel Ouro Negro, destinado a profissionais de nível superior que atuam nos módulos do Estratégia Saúde da Família (ESF) e nas Unidades Básicas de Saúde. A atividade é para lembrar o Dia Mundial sem Tabaco, no dia 31. Os profissionais, capacitados, poderão dar suporte para quem quer parar de fumar, nos bairros de atuação.

 Os assuntos abordados no primeiro dia de capacitação foram: “Falando sobre Tabagismo”, “Tabagismo como Dependência”, “Fatores Dificultadores na Cessão de Fumar” e “Dinâmica das Crenças”. Os temas foram apresentados pelo psicólogo do Programa Girassol da Equipe de Tabagismo CAPS AD, Francisco Manoel Jardim.

Segundo ele, estima-se que existem 1,1 bilhão de fumantes no mundo. Os homens fumam mais do que as mulheres, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O psicólogo informou durante a palestra que uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) de 2002, constatou que no Brasil ocorrem, em decorrência do uso do tabaco, 200 mil mortes por ano. Outra estatística alarmante é de que os jovens fumam cada vez mais cedo. A pesquisa apontou que adolescentes entre 11 e 17 anos já fazem uso do cigarro e tanto meninos, quanto meninas, fumam na mesma proporção.

Outra informação passada pelo especialista é de que 70% das pessoas que fumam, são filhos de fumantes e que o tabaco mata mais do que HIV, acidentes de trânsito, o uso de álcool e outras drogas.

O uso do tabaco, de acordo com informações do psicólogo Francisco Jardim, pode provocar doenças coronarianas (coração), pulmonares, câncer, impotência sexual, entre outras. Além disso, o risco de fumar durante a gestação pode causar grande risco a mãe e ao bebê, como aborto, bebê prematuro e morte perinatal.

Outros assuntos abordados pelo psicólogo foram o dano que o tabaco causa ao meio ambiente e os grandes custos para o setor de saúde, em função das doenças causadas pelo o uso do cigarro e também sobre a Lei 10.167/00, que trata de publicidade, promoção e patrocínio do tabaco.

A capacitação prossegue nesta quinta-feira (16), no auditório do Cealo, nos períodos da manhã e da tarde. Os temas apresentados serão: “Bases para a Abordagem do Fumante”, “Medicação” e “Tratamentos”, que serão ministrados pela médica pneumologista Patrícia Meireles, que integra a Equipe de Tabagismo do CAPS AD.

O curso de capacitação: “Abordagem Intensiva de Tabagistas que Desejam Parar de Fumar” prossegue nos dias 22 e 23, quando serão realizadas as oficinas de simulação de tratamento. O encontro será no Paço Municipal de 8 horas às 12 horas e de 13 horas às 17 horas.

Serviço

A Coordenadoria de Políticas sobre Drogas da Prefeitura de Macaé funciona no Centro Administrativo Luiz Osório, antigo Hotel Ouro Negro, na Avenida Presidente Sodré, 466. Mais informações pelo telefone: (22) 2796-1138.


Fotos Relacionadas