logo

Curso leva alunos ao Pólo Gastronômico

11/09/2012 14:30:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Composto por bares e restaurantes que oferecem uma variada culinária, o Pólo Gastronômico de Macaé atende a um público bastante exigente. Esse fato colabora, a cada dia, para o desenvolvimento dos serviços de alimentação na cidade e traz uma preocupação constante com a segurança alimentar. Para oferecer qualificação aos funcionários dos restaurantes do município, além das pessoas que trabalham com venda de doces, salgados e pratos congelados, e garantir a qualidade higiênico-sanitária das refeições, a secretaria de Educação, por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), iniciou nos dias 29 e 30 de agosto as aulas com as turmas do curso de Manipulador de Alimentos.

- A higiene é o hábito mais importante a ser adotado na manipulação e na conservação dos alimentos. Este curso visa facilitar o aprendizado com relação aos aspectos essenciais para as pessoas exercerem essas profissões específicas. Assim, os profissionais demonstram, acima de tudo, preocupação com o bem estar e a qualidade de vida das consumidores – disse a secretária de Educação, Marilena Garcia.

No total, foram formadas duas turmas que recebem orientações por parte de uma profissional de nutrição. As aulas práticas acontecem uma vez por semana para cada uma das turmas, sempre as quartas-feiras, das 15h às 18h, no Restaurante Picanha do Zé, e as quintas-feiras, também das 15h às 18h, no Restaurante Estação da Praia.

De acordo com a professora do curso de Manipulador de Alimentos, a nutricionista Rosane Araújo, os conhecimentos são úteis também para quem tem o próprio negócio. “Com a qualificação eles terão uma ferramenta valiosa para fornecer um produto de qualidade sanitária mais seguro”, assegura Rosane.

Esta é a primeira vez que o Cetep oferece o curso de Manipulador de Alimentos, mas o módulo já se mostrou um grande sucesso de procura, contando com cerca de 50 alunos, que passarão, no total, por 15 horas de curso. A intenção é que, em breve, outras turmas sejam formadas para atender à demanda:

- Esta é uma parceria bastante interessante, já que temos um público que precisa da atenção e atualização por parte dos profissionais. E é nossa obrigação oferecê-la. Além disso, é mais uma forma de servirmos à população macaense – comenta a coordenadora pedagógica do Cetep, Jakeline Santos. Após receberem a certificação, os manipuladores de alimentos formados pelo Cetep estarão habilitados para trabalhar na produção, venda, transporte, preparação e no oferecimento de alimentos, utilizando-se dos procedimentos de higiene adequados.