O curso para gestantes e lactantes “Mãe e Bebê: gerando relações, tecendo cuidados”, tem feito sucesso entre mães e gestantes. O curso é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Macaé (Semusa), por meio da Divisão de Educação e Programas em Saúde vinculada à Saúde Coletiva.
O curso foi dividido em cinco encontros e, acontece sempre das 8h às 12h, no auditório do Conselho Municipal de Saúde, situado na Rua Teixeira de Gouveia, 469, no Centro da cidade. O curso tem como finalidade dar orientações, abrir um espaço para ouvir as necessidades das gestantes e lactantes, e descobrir o que elas realmente necessitam.
Nesta quinta-feira, o temas abordados foram a contribuição dos conhecimentos médicos no cuidado infantil, com a médica Maria Luíza Zampieri e os aspectos psicológicos na gravidez, incluindo a sexualidade.
- Cada profissional vem trazer a sua contribuição para este espaço. Hoje, todas as mães aqui presentes são mães pela primeira vez. É normal que surjam muitas dúvidas, e estamos aqui para ajudá-las, assim como alguns maridos que vieram acompanhar as esposas e tirar dúvidas, disse a fonoaudióloga e coordenadora da Divisão de Programas de Educação em Saúde, Nilce Braga Brasil.
- Esse é o quarto dia que eu venho, e está sendo muito produtivo. Estou me informando bastante, graças aos especialistas aqui presentes. O ideal para todos, pais e mães de primeira viagem, seria vir aqui se orientar. Uma das minhas maiores dúvidas era em relação à educação da criança, como por exemplo, ficar dando chupeta pro bebê toda hora, ou deixar assistindo televisão, comenta o pai Wesley Vicente.
Algumas gestantes trouxeram acompanhantes, como amiga ou mãe, também estavam presentes enfermeiras, que segundo Nilce, atuam como elementos multiplicativos, repassando o conhecimento para a população nos postos de saúde.
A médica Maria Luiza Zampieri falou sobre a cólica do recém nascido, higienização do bebê, como acalentá-lo, como vestir o bebê de maneira apropriada para o tempo firo ou quente e procedimentos para evitar o refluxo.
A psicóloga Priscila Espírito Santo ressaltou as mudanças que ocorrem na vida da gestante.
- A mulher grávida tem que se adaptar as mudanças. A chegada de um bebê vai acarretar lembranças, principalmente, de como fomos criados. Para uma gestante ou lactante o apoio familiar é muito importante, principalmente do marido, explica Priscila.