Foto: Divulgação
Com a ajuda de técnicos da prefeitura, os agricultores poderão melhorar a produção.
Enquanto todas as atenções se voltam para a feira Brasil Offshore, 25 lavradores do Assentamento Celso Daniel aprendem a produzir hortaliças com mais qualidade e eficiência, com orientações de técnicos da secretaria de Agroeconomia.
O curso básico de produção de hortaliças foi ministrado pelo engenheiro agrônomo da secretaria de Agroeconomia Rogério Freire de Carvalho Valença, na tarde desta terça-feira (11), na gleba Maria Amália. Os produtos serão vendidos para a merenda escolar, uma vez que da verba do governo federal para isso, 30% devem ser gastos com os agricultores do próprio município.
Segundo o presidente da Coopemac (Cooperativa de Produtores e Agricultores de Macaé), Ronaldo Batista, essa capacitação é importante uma vez que existem os programas públicos institucionais como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).
Pelo PNAE o governo federal compra das instituições de agricultores ou diretamente deles e repassa à rede pública de ensino e através do PAA, a transferência será para as instituições filantrópicas como Asilos, creches, Ongs e outras.
- A capacitação habilita os produtores com novas técnicas e manejo produtivo mais simples, aumentando a renda do agricultor familiar – afirma o presidente da Coopemac.
O lavrador Evandro Pereira dos Santos, de 63 anos, disse que atualmente produz feijão preto, mandioca para farinha e outros produtos e a partir desse curso haverá geração de hortaliças com mais quantidade e melhor qualidade. “A gente vai se organizar melhor para produzir hortaliças”, garante.
O agricultor Valdeci Liduíno da Silva, de 51 anos, também conta que o curso dará mais entendimento e que, graças a ações como essas, tem aprendido mais a cada dia. Atualmente, ele produz banana, limão e laranja, além de diversos outros produtos.
Apoio da Prefeitura
Além do curso, a Prefeitura também dá apoio como o preparo do solo, orientações técnicas, fornecimento de mudas e ajuda na organização dos plantadores.
Como consequência desse curso - que visa ensinar a prática de preparo de canteiros de hortaliças - , os lavradores irão produzir com mais qualidade para dar conta da demanda de produtos como alface, cebolinha, couve, salsa e outras.