Visando aprimorar seu quadro técnico para a execução de ações específicas com crianças e adolescentes, a subsecretaria da Infância e Juventude, através do plantão social, está participando, durante todo este mês, do II Curso de Atualização “Abordagem a vítimas de maus tratos e abuso sexual”.
O curso oferecido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) está sendo realizado aos sábados, no Polo Universitário de Rio das Ostras e irá se prolongar até o próximo mês. É ministrado pela professora doutora Sandra Maria do Amaral Chaves e busca a atualização e um novo conhecimento para docentes, discentes, convidados e comunidade.
Os temas debatidos com os participantes, cuja maioria trabalha com o público juvenil, são os seguintes: Aspectos históricos na construção dos conceitos de criança e adolescente, Construção coletiva de uma proposta de intervenção (22/10); A rede de proteção integral à criança e adolescente (29/10); Aspectos legais na abordagem à vítima de maus tratos e abuso sexual na infância e adolescência (5/11) e Abordagem à vítima de maus tratos e abuso sexual no contexto institucional da família à escola, dentre outros.
De acordo com o subsecretário Luís Fernando Teresa, a qualificação do corpo docente faz parte da incorporação de mais conhecimento teórico, técnico e operacional, relacionado à produção de bens e serviços oferecidos à população, que procura a subsecretaria para a efetivação de ações voltadas à proteção, ao bem estar e à qualidade de vida da criança e do adolescente de Macaé.
- Temos buscado o aprimoramento para nosso quadro técnico. O curso da UFF, somado a outras qualificações, nos remete a promover sempre a efetivação dos direitos da infância e juventude previstos no estatuto da criança e do adolescente e determinado pela atual administração – disse.
A assistente social Thaíse Borba, que participa do estudo, disse que os temas propostos e aprofundados muito irão contribuir para o desenvolvimento e acompanhamento dos casos que chegam até a subsecretaria. “O tema que versou sobre a construção de propostas de intervenção nos proporciona outro olhar, um olhar que irá contribuir na identificação e nos sintomas das pequenas vítimas”, pontuou.
Segundo Thaíse, além de um representante da Sinjuv, participaram da capacitação os conselheiros tutelares eleitos recentemente e membros de outros órgãos da Região, que têm o mesmo propósito – lidar com crianças e adolescentes. “A integração das equipes que se articulam para o mesmo fim foi bastante positiva. Nós trocamos informações acerca dos trabalhos que realizamos”, revelou.
Atribuições – Dentre as atribuições da subsecretaria da Infância e Juventude, que está ligada à secretaria de Desenvolvimento Social, estão: integração nas políticas nacionais de bem estar social, voltadas às crianças e aos adolescentes; desenvolvimento de projetos específicos de acompanhamento educacional; articulação com o conselho tutelar e com todos os órgãos que tenham o mesmo propósito; integração aos órgãos competentes no enfrentamento à pedofilia e à prostituição infantil, e sugestão ao chefe do Poder Executivo das políticas e estratégias de ações sociais sempre voltadas para crianças e adolescentes. A subsecretaria está localizada na Rua José Bruno Azevedo, 99, Centro, ao lado do Terminal Central.
_____________________________________