Um novo perfil profissional chega ao mercado de trabalho em Macaé. A partir desta quinta-feira (23), cerca de 40 mulheres terão a primeira aula no curso de empregada doméstica, oferecido pelo Programa Macaé Cidadão em parceria com a secretaria de Trabalho e Renda (Semtre). Durante três meses, elas receberão noções práticas de como armazenar alimentos, arrumar casa e mesa, boas maneiras e orientações básicas de cozinha.
O conteúdo programático inclui ainda aulas de culinária, os direitos e deveres do empregado e empregador. Todo esse material será repassado por uma equipe multiprofissional com nutricionista, gastrônomo, advogado, psicólogo e enfermeiro.
Parceira do projeto, a Semtre cederá parte de sua equipe técnica e espaço para realização das aulas teóricas e práticas que acontecerão na Incubadora de Cooperativas, às terças e quintas-feiras, das 18h às 20h.
A seleção dos alunos foi feita com base em uma pesquisa realizada, no início do mês, pelo Macaé Cidadão nos setores rosa e marrom. Para participar da seleção as pessoas tinham que ter o primeiro segmento do ensino fundamental completo e estar desempregado, explica a coordenadora do Projeto de Cidadania, Elma Bichara.
O curso de empregada doméstica segue a mesma proposta do curso de baby sitter, cujo foco é capacitar a mão-de-obra local. “Há uma demanda nessa área que precisa ser qualificada”, lembra a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, acrescentando que esse será o diferencial no profissional.