Tornar as instituições sociais subvencionadas da prefeitura auto-sustentáveis. Este é o objetivo do curso de Qualificação em Projetos Sociais, que acontece nesta terça-feira (3), às 15h, no auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). O curso, realizado pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), conta com a parceria da Funemac e da secretaria de Assistência Social (Semas).
Esta é mais uma etapa do projeto “Parceiro Social”, que envolve 69 instituições e 14 secretarias. Com aulas, às terças e quintas-feiras, o curso tem a duração de três meses e será ministrado pela mestre em sociologia e antropologia, Denise Maria Duque Estrada.
Algumas etapas do projeto já foram desenvolvidas. O Fumdec elaborou um diagnóstico com as necessidades de cada instituição, e promoveu palestra de Frei Beto, que falou sobre papel do poder público e das instituições do terceiro setor. Após essa fase de qualificação, as instituições estarão aptas para estruturar um plano de trabalho e fazer uma prestação de contas transparente.
- O prefeito Riverton sempre esteve preocupado com a questão social de levar o desenvolvimento para todos, explica o presidente do Fumdec, Jorge Siqueira, lembrando que não é possível fazer um projeto de desenvolvimento econômico, sem pensar no desenvolvimento social.
O curso é uma consolidação de todo esse trabalho, para que no futuro as instituições possam ser mais independente, afirma o presidente do Fumdec. Capacitadas, as instituições poderão buscar o empresariado local como parceiro, avalia Jorjão.
Por ano, a prefeitura repassa às instituições R$ 120 milhões. O curso de qualificação vai ajudar a dar mais transparência ao trabalho desenvolvido pelas instituições e colocá-las aptas a buscar novos parceiros, seja através da iniciativa privada, ou do Governo Federal. “Estamos oferecendo outras ferramentas para essas instituições buscarem sua independência”, diz.