Segurança, auto-estima elevada e confiança. Assim se sentem as mulheres que fazem os cursos do projeto Renda Mulher, realizado pela coordenadoria dos Direitos da Mulher (Codim), em Macaé.
A ex-aluna do curso de bordado em pedraria, que terminou nesta segunda-feira (03), Marilza Ferreira Carneiro, 35 anos, deixou de ser dona de casa e, hoje, trabalha como professora em duas lojas de produtos para produção de bijuterias. “Agora, tenho o meu tempo todo ocupado. Quando não estou dando aula ou na Codim, participando de cursos, estou em casa trabalhando para dar conta das encomendas que recebo”, fala.
Marilza ressalta que, além da auto-estima elevada, ela se sente outra pessoa, mais produtiva. Ajuda nas despesas da casa e, com o dinheiro ganho com seu trabalho, começou a trocar os móveis da casa, sonho que vinha acalentando há alguns anos.
A coordenadora da Codim, Vânia Deveza, lembra que alguns projetos estão em estudos, como os cursos de aproveitamento inteligente de alimentos e depilação. Ela avisa que tem início, nesta terça-feira (04), o curso de manicure, com duração de dois meses. Vânia acrescenta que estão em andamento os curso de cabeleireiro e crochê.