A Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas ofereceu nesta terça-feira (3) dois cursos para profissionais das áreas de Educação e Saúde. As palestras para o setor de educação aconteceram no Auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), na Avenida Presidente Sodré, 446 - Centro.
Já o curso destinado aos profissionais de saúde aconteceu no Auditório do Paço Municipal, na Avenida Presidente Sodré, 534.
A palestra para a educação, que ocorreu das 8h às 12h, atingiu a expectativa de público: cerca de 60 pessoas compareceram. A psicóloga e pós-graduada em álcool e outras drogas, Ruth Escodero, foi a palestrante do dia.
Ruth falou sobre as drogas mais usadas no Brasil e seus mecanismos de Ação no Sistema Nervoso Central (SNC), explicou a definição, os tipos de drogas com atuação no SNC e promoveu atividades sobre como trabalhar esse conteúdo dentro das escolas.
A participante e especialista em educação especial, Garrolici Alvarenda, que assistiu às palestras, afirmou que a convivência com profissionais da mesma área no curso e o repasse de informações para demais educadores e alunos ampliam o debate sobre as drogas. “A palestrante nos alertou que os usuários começam com o consumo de álcool e depois passam a usar drogas, então é importante combater a prática desde o início", citou.
Ela também ressaltou a importância da participação nas palestras dos educadores das escolas, porque eles estão diretamente ligados aos alunos.
O mesmo curso que aconteceu nesta terça-feira será realizado no dia 12, com os mesmos temas e palestrante. Os horários são de 8h às 12h ou 13h às 17h. Essas palestras acontecem duas vezes por mês, em cada mês um tema é abordado – o ciclo será encerrado dia 12 de dezembro.
O curso destinado à área de saúde também atingiu seu público esperado, as palestras aconteceram das 8h30min às 12h com as psicólogas Ana Lúcia Basílio, que trabalha no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS AD) e Camila Butinholli, da Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas (Cepod).
As palestras tiveram como tema “Rede de cuidados em Macaé/ Abordagem de Tratamentos Existentes" e abordaram abstinência e redução de danos, entre outros.
O público-alvo foi voltado para profissionais dos módulos do Estratégia Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde, mas, segundo a Gerente do Núcleo de Inserção na Atenção Básica, Rita de Cássia, as palestras foram abertas para outras especialistas, como do CAPS AD.
Nesta terça-feira, o curso foi destinado aos profissionais de nível médio e o mesmo acontecerá novamente no dia 12, quinta-feira. Para quem tem nível superior, ocorrerá nos dia 11 e 17 deste mês. Esse curso encerrará em dezembro.
As palestras são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no telefone 2759-0832. A prefeitura estimula que mais pessoas participem e propaguem o assunto, para alertar a sociedade no controle do uso de drogas.
*Com supervisão Equipe Secom