Mais de 30 alunas dos cursos de geração de renda, do Espaço Mulher Cidadã “Erosita Leclerc”, encerraram suas atividades nesta quarta-feira (29), com palestra de saúde preventiva e teste rápido de Hepatite B, C e Sífilis. A iniciativa da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, buscou a parceria do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Programa DST/AIDS, da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a subsecretária, Jane Roriz, durante o período dos cursos de corte e costura, manicure, patch work (trabalho com retalho), elaboração de bolsas e acessórios, customização de vestiário (remontagem de roupas) e vagonite (tipo de bordado) - oferecidos gratuitamente para as mulheres - palestras informativas foram inseridas.
- A grande preocupação é que, além das mulheres buscarem autonomia financeira, nós passamos informações que nos dias atuais são de suma importância. Principalmente porque refletem no dia a dia delas enquanto profissionais – disse Roriz.
Durante a palestra preventiva, ministrada pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento do Programa DST/Aids, a diretora técnica, Isabel Alves, chamou a atenção de todas as cursistas para a vacina contra as hepatites, principalmente quem irá atuar como manicure e cabeleireira. Ela lembrou o Dia Nacional de Luta contra Sífilis, realizado todo terceiro sábado de outubro, recomendou o cuidado que devem ter com a doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a sífilis atinge mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo e sua erradicação continua a desafiar a saúde pública.
- Nossa meta é orientar e prevenir contra doenças que podem ser contraídas através de objetos perfuro-cortantes, como os alicates de unhas e outros materiais utilizados pelas manicures, no caso da hepatite B e C. Quanto à sífilis, pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação e, ainda, com o uso de seringas e canudos compartilhados. A sífilis tem cura através de tratamento, porém as hepatites B e C permanecem durante muitos anos sem manifestação clínica. Hoje, já existe vacina para a hepatite B na Rede Pública de Saúde. Toda mulher que lida com a questão da beleza deve se vacinar contra a hepatite B, que também é transmitida por ato sexual sem preservativo – ensinou.
A coordenadora do Espaço Mulher Cidadã Erosita Leclerc, Adriana Leclerc, informou que os cursos de qualificação profissional para mulheres, que começaram no segundo semestre deste ano, são importantes porque objetivam inseri-las no mercado de trabalho. No encerramento houve entrega de uma declaração de agradecimento para cada aluna. “Formamos para a prestação de serviços com qualidade e informamos com temas atuais. Neste final de curso entregamos a declaração de agradecimento pela participação delas em ações da secretaria de Desenvolvimento Social, como foram os cortes de cabelo executados no Centro Pop, no Cemaia, no Centro de Convivência do Idoso e na Pousada da Cidadania”, acentuou.
Na opinião da baiana Marivania Santana, de 35 anos, que veio há cinco meses para Macaé em busca de qualificação e trabalho, o curso de manicure oferecido pelo município foi muito bom. “Eu gostei muito porque aprendi a parte técnica e sobre prevenção durante todo o curso. Dou muito valor às palestras que me enriqueceram. Quanto mais conhecimento, melhor. E assim poderemos levar informações à nossa família e também aos nossos clientes”. Já Kalítia Rangel, de 19 anos, disse que esse foi seu primeiro curso de qualificação. “Eu aprendi a ser manicure e gosto de tratar da beleza das pessoas. Acho que saí ganhando porque também aprendi a fazer prevenção”, disse.
Auxiliar de cabeleireiros – Ao encerrar as aulas de corte e costura, manicure, patch work, elaboração de bolsas e acessórios, customização de vestiário e vagonite, o Espaço Mulher, localizado na Rua da Igualdade, 890, Imbetiba, abre inscrições para a capacitação em auxiliar de cabeleireiros, com carga horária de 80h/aula, e terá início no dia 4 de dezembro. Segundo Adriana Leclerc, o curso será realizado de 8 às 12h, três vezes por semana. Para se matricular, a pessoa interessada deverá comparecer pessoalmente no Espaço, munida de cópias dos seguintes documentos: Identidade, CPF e comprovante de residência.