Os cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o Governo Municipal, estão em fase de conclusão. Os estudantes dos cursos como Soldador 6G, Almoxarife, Eletricista Predial e Auxiliar Administrativo devem concluir os módulos até o meado do ano. A parceria entre os governos federal e municipal quer ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológico.
O próximo passo da ação conjunta é abrir novos cursos, a partir do mês de julho, com a intenção de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio. Após a conclusão dos módulos, a equipe responsável do Governo Municipal será responsável pela captação de vagas de trabalho. A finalidade é contribuir com oportunidades educacionais.
Para isso, a secretaria de Trabalho e Renda irá buscar oportunidades de emprego junto às empresas, além de cadastrar os alunos para que eles preencham atividades pertinentes aos cursos concluídos. A expectativa da Prefeitura de Macaé é que até o final deste ano sejam atendidas cerca de seis mil pessoas nos cursos do Pronatec.
O Pronatec faz parte do Brasil Sem Miséria e também tem a proposta de reduzir o público que se encontra em situação de extrema pobreza. Todos os participantes recebem das unidades responsáveis pelos cursos, materiais didáticos e uniformes gratuitos. Cada curso ministrado pelo Pronatec tem a duração de três meses e é ministrado pelas instituições consideradas de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como Senai (Almoxarife e Soldador 6G), Eletricista Predial (IFF) e Auxiliar Administrativo (Senac), no turno da noite com aulas práticas e teóricas.
Os candidatos ao curso de Auxiliar Administrativo tiveram que apresentar o requisito de ter o segundo ano do Ensino Médio completo. Já os interessados nos demais cursos têm a escolaridade mínima de Ensino Fundamental Incompleto.