Os especialistas Marcelo Abreu, Rubem Pereira e Dorniê Matias são os convidados para a roda de conversa
No último dia do mês da Consciência Negra, esta quinta-feira (30), às 19h, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial realizará no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos de Macaé (Sindiservi Macaé) a apresentação do curta-metragem ‘Carukango – A luta pela liberdade’, seguida de roda de conversa com especialistas sobre o tema. O evento é aberto ao público e gratuito.
Os convidados são: o Doutor em Ciências da Educação, pesquisador sobre a história da Região Norte Fluminense e sobre Carukango, Marcelo Abreu; o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé e memorialista, Rubens Gonçalves Almeida Pereira; e o assessor Jurídico da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Dorniê Matias.
A Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Zoraya Braz, convida a sociedade para o debate. "Este evento surgiu da parceria com o sindicato, que sempre tem nos disponibilizado seus espaços para nossas atividades e encontros. Nossa roda de conversa tratará da historicidade de Carukango em Macaé e terá outros desdobramentos. O filme abrirá estas possibilidades de outras abordagens. Esta é uma oportunidade de se conhecer mais sobre a história regional e sobre um líder quilombola, mais um herói nacional que não tem ainda a sua história contada nos livros. Então, precisamos contá-la para dar visibilidade a estes personagens que também fazem parte da luta pela liberdade".
A gestora destaca: "Por muitos anos, foi nos passado que a liberdade dos escravizados foi dada e partiu da generosidade da princesa Isabel. Mas o protagonismo de nossa ancestralidade foi muito forte para isso, mas não se falava nisso. Só se falava de nossos movimentos como de revolta. Mas foram organizados contra a opressão. Os vários quilombos, movimentos e articulações têm grande participação para esta liberdade. Precisamos dar os nomes dessas pessoas que lideraram estes movimentos pela liberdade e mostrar o outro lado da história".
O documentário foi produzido pelo Canal Imortais I.A., com a utilização do recurso tecnológico de inteligência artificial. O Sindiservi Macaé está localizado na rua da Iguladade, 38, no Centro.