Curta no Museu apresenta os premiados "Aurora" e "Conspiradores"

18/05/2022 09:57:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

As sociedades musicais centenárias estarão no centro da roda de conversa

O Curta no Museu, projeto da vertente de audiovisual do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, terá uma edição especial, nesta quarta-feira (18), às 19h, exibindo dois documentários premiados. Os trabalhos de Raphael Bózeo, "Aurora" e "Conspiradores", foram contemplados pelo edital “Retomada Cultural RJ” do governo do Estado do Rio de Janeiro, criado em cumprimento à Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc.

A programação, no pátio do solar, integra a 20ª edição da Semana Nacional dos Museus, com o tema "O poder dos Museus", aberta na segunda-feira (16). Após a exibição dos filmes, haverá um bate-papo com os produtores dos curtas-metragens e com representantes das centenárias instituições culturais de Macaé, Sociedade Musical Nova Aurora e Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores. O evento tem entrada franca.

Os documentários “Aurora" e "Conspiradores" integram o projeto “Pelos Cantos de Macaé”, uma série de quatro documentários premiados, em 2021, pelo edital “Retomada Cultural RJ”. O jornalista, fotógrafo e produtor cultural, Raphael Bózeo, já havia sido premiado por edital da Aldir Blanc, em 2020, com o documentário “O Estreito Botequim”, que conta a história do bar boêmio Bico da Corunha, na Imbetiba.

O curta-metragem sobre a Sociedade Musical Nova Aurora apresenta o surgimento da instituição na cidade e sua relação com o compositor macaense Benedicto Lacerda. A direção geral, roteiro e edição são de Raphael Bózeo; produção de Flaviá Picon; assistência de produção de Ana Carolina Mussi e fotografia de Camila Bózeo. Assinam a filmagem, Bózeo, Franklin Santos, Auériton Castro e Letícia Proença.

A Nova Aurora completará 149 anos de fundação no dia 08 de junho. Atualmente, ela é denominada Banda Sinfônica da Sociedade Musical Nova Aurora. A Sinfônica já se apresentou em várias cidades do Rio de Janeiro, inclusive na tradicional Sala Cecília Meireles e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além de ter realizado concertos nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

O documentário sobre a Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores também tem direção geral, roteiro e edição de Raphael Bózeo; produção de Flaviá Picon; assistência de produção de Ana Carolina Mussi e fotografia de Camila Bózeo. Assinam a filmagem: Bózeo, Franklin Santos, Auériton Castro e Letícia Proença. A pesquisa é de Ruben Pereira.

A Lyra dos Conspiradores foi criada em 25 de dezembro de 1882 por membros dissidentes da Nova Aurora. Isso ocasionou uma competição que incentivou o aprimoramento das duas bandas. Em seus estatutos de criação, há uma cláusula inédita, considerada afrontosa à aristocracia da época: permitir a admissão de membros sem a distinção de sexo, religião, credo político e cor. Entre os anos de 1883 e 1888, a Lyra dos Conspiradores abrigou reuniões abolicionistas.

Após a exibição dos documentários, haverá uma roda de conversa sobre produção cultural e cultura musical local apresentada pelo produtor do evento, Hélder Santana. “É sempre uma alegria muito grande fazer o Curta no Museu dentro da programação da Semana Nacional dos Museus. As equipes do Solar dos Mellos e da Secretaria de Cultura se mobilizam para fazer deste evento uma oportunidade de divulgar nossos patrimônios materiais e imateriais”, disse.

O Solar dos Mellos está localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro da cidade.


Fotos Relacionadas