'Dança de Rua é Cidadania' democratiza acesso à cultura

20/09/2013 15:34:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Erica Ferreira

Praça da Fronteira sedia encontro artístico com participação popular

Crianças, jovens e adultos foram prestigiar a primeira apresentação do projeto “Dança de Rua é Cidadania”, na noite desta quinta-feira (19), na Praça da Fronteira. Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, o evento foi promovido pela Fundação Macaé de Cultura (FMC). As apresentações foram realizadas por alunos e convidados, além de demonstrações com grafite do professor Muk.

Para o presidente da FMC, Juliano Fonseca, o Polo de Cultura busca atender a expectativa do consumo cultural da comunidade. “Quando apresentamos atividades na praça, oportunizamos aos moradores do entorno a se expressarem artisticamente, democratizando o acesso à cultura definitivamente”, comentou.

O estudante Jonatas Santos Cardoso, 12 anos, afirmou que foi atraído pela música. “Estava passeando com meu amigo, quando escutei um som diferente. Gosto dos movimentos do hip hop e também dessa arte do grafite”, disse Jonatas.

A coordenadora técnica e pedagógica do Polo de Cultura da Fronteira, Cristine Ximenes, informou que a proposta é interagir com a comunidade local. “Atualmente, já temos cerca de 500 alunos no polo e, futuramente, pretendemos aumentar essas apresentações itinerantes com outros tipos de danças. Pretendemos iniciar na comunidade e depois em outros pontos de referência”, disse Cristine. Na quinta-feira (26), a partir das 18h, a apresentação será de capoeira, também na Praça da Fronteira.

Os objetivos principais do projeto são promover a cidadania através da cultura, desenvolvendo as habilidades e potencialidades artísticas e, ainda, estimular o conhecimento e a criatividade. A ideia é difundir a prática da dança de rua e do grafite no município, com a proposta de promover a integração social e familiar.

Para os interessados em participar das aulas no Polo de Cultura da Fronteira ainda há vagas abertas. As inscrições podem ser realizadas das 8h às 17h, na sede do polo, que fica na Rua Manuel Marques Monteiro, 724. São oferecidas aulas de dança, capoeira, grafite, percussão, contadores de história, teatro, leitura, artesanato, entre outras atividades. Os documentos necessários para menores de idade são: cópias da certidão de nascimento, da identidade e CPF do responsável, comprovante de residência, declaração escolar, atestado médico e uma foto 3x4. Para os adultos é preciso cópia da identidade, do CPF e do comprovante de residência, atestado médico e uma foto 3x4.