logo

Dança de salão marca presença na cultura macaense

07/12/2010 16:13:40 - Jornalista: Eloísa Seady

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Macaé de Cultura promovem evento para incentivar a dança de salão em Macaé. O encontro acontece, nesta quarta feira (8), na Galeria do Centro Macaé de Cultura, a partir das 17h, e será aberto ao público de todas as idades. Foi convidada para partcipar a Escola de Dança João Carlos, que funciona há quase 4 anos nas dependências do Clube Cidade do Sol, na Praia Campista, e está aberta para recebe a todos, mesmo os não sócios.

Durante o evento os alunos do professor João Carlos apresentarão coreografias de zouk, um ritmo muito procurado por casais por ser extremamente sensual, salsa e samba de gafieira, esse com um estilo mais aberto, sem necessariamente ter parceiros fixos, mas que requer bastante energia dos seus adeptos. Em seguida, eles vão convidar o público presente para dançar. A apresentação funcionará como uma grande aula ao som dos mais variados ritmos e estilos musicais. Além dos já citados terá também o forró, o soltinho e o samba.

A dança de salão além de fazer bem à saúde (pois ajuda a emagrecer, estimula a circulação, eleva a auto-estima e auxilia no alívio ao stress), traz benefícios também à vida social de quem a pratica pela formação de grupos. Por esse aspecto, sobretudo aqui em Macaé, era vista como uma prática direcionada a um público de mais idade. Essa realidade está mudando na medida em que se introduz ritmos tradicionais e estilos mais modernos, sem perder a tradição e a elegância da dança de salão. Isso, além de agradar aos que já praticavam, aproxima o público mais jovem. “Hoje, temos, tanto nos salões do Rio de Janeiro como nos daqui de Macaé, alunos de 14 a 25 anos nos ritmos mais enérgicos, o que não descarta todos os demais, sejam de que faixa etária for. Pretendemos ainda incentivar o público infantil a aderir a essa prática”, diz o professor João Carlos.

Para a Secretária de Cultura, Sheila Polly, uma apaixonada pela dança em todas as suas expressões, essa será uma grande oportunidade de aproximar a população dessa vertente cultural que, além de divertir, anima a participar. O evento é gratuito e todos estão convidados para dançar.