A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) recebeu um comunicado da Secretaria Nacional de Defesa Civil informando que, até o dia 13 de agosto, a umidade relativa mínima do ar estará abaixo de 30%. Em vista disso é aconselhável suprimir os exercícios físicos ao ar livre e a exposição ao sol entre 10 e 17 horas, especialmente entre 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade fica mais baixa.
Para evitar complicações à saúde como a desidratação, recomenda-se a ingestão de bastante líquido enquanto a umidade relativa mínima do ar não estiver normalizada. A Secretaria Nacional de Defesa Civil informa ainda que o ar seco aumenta o risco de incêndios em pastagens e florestas e, por isso, a população não deve fazer fogueiras ou jogar pontas de cigarros em locais próximos a esses ambientes.
Em termos simplificados, a umidade relativa do ar significa quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento, com relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. A umidade aumenta sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente. Em áreas florestadas ou próximo aos rios ou represas a umidade é sempre maior.
Os principais problemas decorrentes da baixa umidade relativa do ar observados nos seres humanos, são as complicações respiratórias devido ao ressecamento das mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.