Foto: Jefferson Rezende
Objetivo é atender às exigências da Lei Lucas, que determina a obrigatoriedade dos conhecimentos de suporte básico de vida.
Os futuros professores do curso de Licenciatura em Matemática, da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), começaram a receber o curso de “Primeiros Socorros”, realizado pela Secretaria Adjunta de Defesa Civil. O objetivo é atender às exigências da Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722), uma legislação federal que determina a obrigatoriedade da capacitação de educadores de escolas públicas e privadas sobre o suporte básico de vida.
Com o conteúdo, entre aulas teóricas e práticas, os estudantes aprenderam o atendimento inicial de um socorro, além do conhecimento sobre quais são as redes de apoio que podem ser acionadas em caso de necessidade.
O coordenador de Projetos e Treinamentos da Defesa Civil, Gilson Regis Martins de Lima, falou sobre a importância do projeto.
O instrutor Stênio Vieira destacou que a capacitação ofereceu conteúdos como desmaio, queimaduras, fraturas, convulsões, sangramento nasal, tipos de hemorragias, manobras de desengasgo e de reanimação cardiopulmonar.
“Agir sabendo que fez o correto no primeiro momento de necessidade de socorro é indispensável ao cidadão, principalmente futuros professores”, comentou Regis.
O estudante do 3º período, Israel Fernando Duarte, 26 anos, afirmou que sabe bem a importância dos conhecimentos sobre suporte básico.
“A iniciativa de proporcioná-los, de forma prévia, a capacitação em primeiros socorros representa um ganho curricular aos futuros professores”, disse.
Os canais de emergências são: Defesa Civil (199), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192), Polícia Militar (190) e Corpo de Bombeiros (193).
“O docente precisa estar preparado em diversas ações que passam salvar a vida do aluno”, frisou.