Considerado um dos grandes projetos desenvolvidos na atual administração pública municipal, o Agente Mirim, desenvolvido pela prefeitura de Macaé e Secretaria Executiva de Defesa Civil, chega a sua quinta edição. Alunos de 12 a 17 anos, do sexto ao nono ano, da rede pública de ensino, participam do curso que tem o objetivo de capacitar os jovens com noções de primeiros socorros, educação ambiental e formas de atuação em situações de emergência. Nesta terça-feira (25), 35 jovens do Ciep Maringá, que participam do projeto, realizaram atividades práticas de combate a incêndio com simulações de r
O projeto Agente Mirim conta com o apoio da Petrobrás e da Secretaria de Educação, e já formou 143 adolescentes. As aulas acontecem três vezes na semana durante um mês e os jovens aprendem História e Ações de Defesa Civil, Lixo, Noções de Primeiros Socorros, Deslizamento, Alagamento e Inundações, Mapeamento de Riscos e Recursos, Prevenção de Acidentes, Cidadania e Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente e Combate a Incêndios.
Para o Coordenador de Doutrina e Treinamento da Defesa Civil, Luis Antônio de Souza, os adolescentes adquirem senso de responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente.
– O curso é uma forma de capacitar os jovens, permitindo que eles atuem em situações de risco. Dessa forma, é despertado nos adolescentes um sentimento de voluntariado. Além disso, esses participantes do Agente Mirim trazem benefícios para a comunidade, ao se transformar em cidadãos mais responsáveis e conscientes do seu papel social – afirmou De Souza. O coordenador destacou ainda que a formação desses agentes auxilia as ações da Defesa Civil, que passa a ter mais “olhos” ativos nas localidades.
Participante do projeto Agente Mirim, Rafael Henrique, de 15 anos, cursa o nono ano no Ciep Maringá. Para o jovem, os ensinamentos do curso serão de grande valia para sua vida pessoal e profissional.
– Participar desse projeto está sendo muito importante para mim. Estou fazendo o curso, não pensando apenas no presente, mas também no futuro. Muitos empregos pedem curso de salvatagem, e no Agente Mirim, com as aulas, passamos a ter uma noção do procedimento. Além disso, é uma forma de nos preparamos para atuar em situações de risco em nossas localidades – disse o adolescente, que receberá o certificado de conclusão do curso no início de abril.