Cerca de 40 alunos participaram na noite desta terça-feira (9) da capacitação de voluntários da Defesa Civil de Macaé. A abertura da programação, realizada no auditório da sede da Defesa Civil, foi marcada pela apresentação do curso e interação. A proposta da formação é capacitar multiplicadores para atuarem em casos de emergência ou desastres no município. O foco é destacar os temas noções básicas de defesa civil e desastre.
Durante a primeira aula, foi apresentado o tema " Voluntariado e Defesa Civil". A formação foi aberta pelo secretário de Defesa Civil, Joserferson de Jesus Florêncio, e a equipe ligada ao curso: Eduardo Lopes (coordenador de Gestão de Risco); Stênio Vieira; Gilson Regis (coordenação de Projetos e Treinamento); voluntário, Nelci Souza.
"Estamos felizes em receber a todos. Este curso terá seis encontros e todos serão bem-vindos. Não se faz Defesa Civil sem integração. Na Defesa Civil, a preparação não é teórica, de se clicar em um módulo online e fazer o curso. A programação é prática e requer fundamentos e ações específicas", ressalta Joseferson.
Presente, o voluntário Nelci Souza, que já participou da formação, declarou que o curso é maravilhoso." Participei, consegui a carteirinha e aprendi muito. Ser voluntário é se dedicar à população e fazer o bem", contou. Os alunos do curso Marcos Vinicius Lima (socorrista) e Rosana de Oliveira (técnica de enfermagem) também elogiaram. "É muito bom estar neste curso. Queremos aprofundar nossos conhecimentos, para poder atuar da melhor forma junto à população, que merece o melhor, principalmente em situações que envolvem a Defesa Civil", comentou Rosana.
A programação abrange duas formações no ano, cada módulo com carga horária de 20h, além de certificar os concluintes e emitir carteirinha de voluntário da Defesa Civil. No total, serão seis encontros, às terças-feiras, se estendendo para os dias, 23 e 30 de maio e 6 e 13 de junho. No decorrer do curso serão pontuados assuntos como "Percepção de risco e segurança no lar", "Primeiros Socorros - Teoria e Prática" e "Incêndio-teoria e prática" e, também, conhecimentos teóricos e práticos sobre primeiros-socorros.
Vale lembrar, que em situações de emergência em todo o município, os participantes poderão ser convocados. As ações na área de defesa civil, especialmente em situação de desastre, necessitam da participação da população.