logo

Defesa Civil de Macaé e Uenf articulam parceria

20/03/2021 12:01:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

O encontro estreitou relações entre as instituições

Uma visita técnica ao Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) fortaleceu, ainda mais, a articulação entre as instituições de ensino superior e setores da administração pública de Macaé. Na terça (16), o secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus, a secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, e a coordenação do campus Carlos Alberto Dias, da universidade aqui no município, se reuniram no local.

Na ocasião, os professores Victor Hugo (chefe do campus) e Maria Justi (chefe do Laboratório de Meteorologia – Lamet), receberam os representantes do poder público municipal. Segundo Joserferson, a ideia é que, no futuro, os agentes da Defesa Civil de Macaé possam participar de cursos de meteorologia.


“O radar da Uenf Macaé obtém informações meteorológicas para todo o estado. A ideia é que ele possa servir mais nosso município, por meio de tomadas de decisão para alertar a população sobre chuvas intensas. Outra situação se dá via alunos dessa universidade defenderem final de curso na Defesa Civil de Macaé”, pontua o secretário.

Plano Municipal – Joseferson de Jesus acrescenta que o Plano Municipal de Redução de Risco e Desastres existe em Macaé e visa a implementação de medidas estruturais para redução de risco de desastres. “A participação da universidade é fundamental para a elaboração da estrutura geológica e meteorológica, a fim de executar esse plano. Além disso, nossa meta é aproximar a Defesa Civil da academia e das instituições de ensino superior”, acrescentou.

Duas vertentes - A secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, destacou que, para estreitar parceria com a universidade, torna-se necessário promover duas ações pontuais. Uma é a oferta de curso de formação continuada para os servidores, que atuam na Defesa Civil, com foco na leitura, interpretação e gestão dos dados meteorológicos da região. A outra realidade é a colaboração técnico-científica para elaboração do Plano Municipal de Redução de Risco e Desastres


“Temos a função de promover esta articulação entre as instituições de ensino superior e os diversos setores da administração pública, sempre com o objetivo de desenvolver ações e projetos que tenham potencial de melhorar o serviço ofertado à população de Macaé”, frisou.

Visão acadêmica - A chefe do Laboratório Meteorológico, a doutora em Ciências Atmosféricas e em Engenharia e professora, Maria Justi, disse que é importante que órgãos como a Defesa Civil busquem a universidade, em termos de prevenção a desastres. “Em Macaé, a Defesa Civil é muito bem organizada, fazendo um bom trabalho há bastante tempo. Cheias e chuvas fortes que ocorrem na serra serão previamente descobertas por nossos radares e a Defesa Civil receberia as informações, fazendo interpretações sobre as atividades meteorológicas”, informou.


Fotos Relacionadas