A Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil, da prefeitura de Macaé, alerta a população para as condições meteorológicas que são favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, com trovoadas e rajadas de ventos ocasionais, no período entre meia-noite, desta quarta-feira (2) às 6h, desta quinta-feira (3). O mar permanece agitado no litoral da região com risco para pequenas e médias embarcações.
De acordo com o alerta divulgado nesta tarde de quarta-feira, as atividades de pesca e navegação são desaconselháveis. A população que mora na faixa litorânea deve evitar ficar próxima a área de arrebentação. As ondas podem atingir até 1,5 a 2,0 metros com ondulações de Sul/Sudeste e as condiçõesdo mar retornarão à normalidade a partir de domingo de carnaval (6), onde as ondas ficarão em torno de um metro.
A Defesa Civil de Macaé orienta a população para o risco de alagamentos, enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros, barreiras e enxurradas na região serrana. Além disso, a Defesa Civil pede à população para evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Em caso de emergência ligue para 199 ou 2757-4046.
- Estamos de plantão 24 horas para atender qualquer eventualidade. Durante este período, pedimos à população para que fique atenta às recomendações, evitando lugares que possam oferecer algum tipo de risco – explica o coordenador extraordinário de Defesa Civil, capitão Erick Schueller.
Com a divulgação deste alerta, a Defesa Civil pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população e órgãos públicos. Este alerta não tem o objetivo de determinar aos órgãos públicos ou privados a paralisação de suas atividades e sim de alertar e orientar medidas preventivas. Os alertas preventivos emitidos são baseados em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro (SIMERJ) e Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC).