A Secretaria Adjunta de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Ordem Pública, participou de uma reunião, na segunda-feira (25), na Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, com o objetivo de elaborar cursos de capacitação para os servidores junto com o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). A previsão é de que os cursos comecem a ser ministrados no segundo semestre desse ano.
De acordo com informações do secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus, um dos seus objetivos, atendendo orientação do prefeito Welberth Rezende, é investir na qualificação continuada dos servidores da prefeitura.
- Estive com o secretário Adjunto de Qualificação Profissional, Denis Madureira, e vamos montar juntos um cronograma para realizar vários cursos de capacitação. Como muitos deles precisam de prática, o que deve ser presencial, estamos nos organizando para o segundo semestre de 2021, explicou.
Ele acrescentou ainda que estão previstos cursos de capacitação nas áreas de engenharia, análise estrutural, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, código de obras do município, normas técnicas e reguladoras. "Queremos também montar uma capacitação com um geólogo e um hidrólogo", acrescentou o secretário.
Outros projetos - Além dos cursos de capacitação, Joseferson informou que a Defesa Civil vem buscando outras parcerias. "Já estive reunido com o Corpo de Bombeiros de Macaé e com a Defesa Civil Estadual, com o objetivo de realizar atividades conjuntas", disse.
Outra ação prevista para o primeiro trimestre, segundo o secretário, será o Programa de Voluntários da Defesa Civil. Ele quer ampliar para Ongs, escoteiros, empresas, igrejas, entre outros grupos, além do cidadão macaense.
"Tivemos que adiar a realização do curso de voluntários devido à pandemia", pontuou. Outro projeto é o Defesa Civil nas Escolas, que também vai depender da volta às aulas.
Atribuições de um agente da Defesa Civil - Atuar em ações de prevenção a riscos, preparação para emergências, respostas aos desastres e recuperação da normalidade social em decorrência de desastres.
Em caso de necessidade, a população poderá entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199.