A Secretaria Executiva de Defesa Civil em parceria com a Petrobras e o Comitê de entidades no combate a fome e pela vida (Coep) formou 36 novos agentes voluntários, na tarde desta quinta-feira (6), no Assentamento Prefeito Celso Daniel. Os formandos participaram de três dias de curso de agente voluntário, ministrado por profissionais qualificados da Defesa Civil. Aulas de combate a incêndio florestal e palestra sobre prevenção de acidentes domésticos foram alguns dos temas que marcaram o primeiro Núcleo Comunitário da Defesa Civil (Nudec).
Para o secretário Eric Schueler, a participação da Defesa Civil junto à comunidade é fundamental. Ele espera que o vínculo se estenda ao longo dos anos.
– O Nudec forma novos agentes capacitados a agirem em situações de risco. Além disso, os formandos são uma espécie de “olho” da Defesa Civil, permitindo enxergar melhor os problemas daquela comunidade – afirma o secretário. Schueler adiantou que até o final do ano, o Nudec funcionará na Nova Holanda, Nova Esperança, e na região serrana, passando por Glicério, Frade e Sana.
Segundo a Defesa Civil, o vínculo com o Assentamento Prefeito Celso Daniel permanecerá através de visitas periódicas e novas palestras que atualizem os membros da comunidade. Cursos de primeiros socorros e animais peçonhentos fazem parte do programa.
Entre os 36 formandos que receberam o certificado de conclusão do curso e a carteirinha de agente voluntário, estava José Francisco de Souza, que saiu satisfeito com a habilitação.
– Participar desse projeto foi gratificante. Precisávamos desse tipo de atenção. Foi uma demonstração dada pela Defesa Civil de que o governo municipal está atento aos que acontece com a nossa comunidade – disse o novo agente voluntário.