Se cada um de nós fizer um pouco de defesa civil teremos um mundo muito melhor e mais solidário. A frase é do coordenador geral de Defesa Civil de Macaé, ten BM Eric Schueler, que nesta sexta-feira (07), participou do encerramento do curso Agente Mirim de Defesa Civil, certificando 33 alunos do Ciep Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto. O projeto foi considerado um sucesso entre os alunos, chegando ao final sem nenhuma desistência.
Durante o curso os participantes recebem ensinamentos sobre defesa civil, como minimização de riscos e primeira resposta, palestras relativas à saúde e meio ambiente, além de atuarem em campanhas desenvolvidas na comunidade em que moram. No final do curso eles também participam de um simulado de combate a incêndio.
Parte do curso que causa maior curiosidade entre os alunos, o simulado representa uma situação de incêndio na cozinha de uma residência, em que um botijão de gás é desligado durante um incêndio. Depois de combater o fogo, um grupo parte em socorro da vítima, fazendo em seguida a mobilização do corpo em uma prancha. Enquanto isso, um instrutor vai explicando aos presentes cada detalhe da operação.
As colegas de sala que cursam a 5ª série no Oscar Cordeiro, Guadalupe Falco, 11 anos, e Tainá Cabral, de 12, contaram entusiasmadas que vão sentir falta do tempo em que receberam dos instrutores os conhecimentos sobre defesa civil. “A gente queria mais, o curso é ótimo e os instrutores e palestrantes muito legais”, disseram, saudosas.
O projeto é destinado a estudantes de 5ª a 8ª séries e tem a duração de seis semanas. As aulas acontecem as terças, quartas e quintas-feiras, das 14 às 17h. Os alunos do Oscar Cordeiro formam a segunda turma de voluntários da Defesa Civil. O projeto foi inaugurado na Escola Municipal Pedro Adami, em Córrego do Ouro.
O próximo curso de Agente de Mirim de Defesa Civil será realizado pela Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec), no Colégio Municipal Botafogo, na segunda quinzena de agosto. O projeto é desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente, Mactran e o Programa Macaé Cidadão.