Representantes da Secretaria Adjunta de Defesa Civil visitaram a Defesa Civil de Petrópolis, na última quarta-feira (23). O objetivo do encontro foi proporcionar o intercâmbio de experiências. O secretário da pasta, Joseferson de Jesus, esteve com o representante do setor, o tenente-coronel BM do Corpo de Bombeiros, Gil Kempers, e secretário de Defesa Civil de Petrópolis.
“De maneira similar a esta cidade serrana, queremos reorganizar, em Macaé, o Sistema de Proteção de Defesa Civil. Já está previsto na lei que nos confere poder de multa, a
Lei 256/2016. Isso vai regularizar nosso cumprimento de ações coordenadas. Em Petrópolis já se faz esse serviço”, diz Joseferson,
Ele explica, dando os seguintes exemplos: “uma pessoa que tem imóvel em área de risco e sai de lá, mas um terceiro invade essa casa. A multa incide em casos como esse”. Outro caso citado pelo secretário se refere às notificações de segurança aos proprietários de lojas ou prédios, onde há marquises com risco de desabarem.
Deslizamentos
Os macaenses também conheceram o Centro Integrado de Comando e Controle. Os monitoramentos de encostas, na questão dos deslizamentos: o sistema de alerta e alarme, além de sirenes que a Defesa Civil de Petrópolis dispõe. “Em Petrópolis, eles aprimoraram o conhecimento da Defesa Civil em áreas muito afetadas em 2011. Nós buscamos trazer novidades para Macaé e dispositivos novos”, revela Joseferson.