Foto: Rui Porto Filho
O treinamento busca preparar para pronta atuação em situações de desabastecimento
A Coordenadoria de Defesa Civil de Macaé, em parceria com Coordenadoria Regional de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro - Região Litorânea, realizou, nesta terça-feira (9), um simulado de estiagem. O exercício aconteceu no Hospital Municipal de Macaé (HPM) e é um treinamento das ações que estão previstas no Plano de Contingência do Município. O objetivo é capacitar os agentes da Defesa Civil e de outros setores para pronta resposta em locais cujas atividades não podem ser interrompidas pelo desabastecimento de água.
- O acionamento da Defesa Civil, em momentos de estiagem, só acontece em casos extremos. No simulado de hoje, o atendimento foi ao HPM para abastecer a cisterna da unidade. É importante que o agente entenda o tempo de resposta numa ação como esta, pois o hospital não pode ficar sem água e interromper seus serviços – explicou o coordenador da Defesa Civil de Macaé, Luciano Castilhos.
Para elaborar o plano, a equipe de Defesa Civil fez o mapeamento dos recursos hídricos da cidade, fontes de captação, concessionária responsável pelo abastecimento, além de carros que fazem o serviço particular.
O coordenador regional de Defesa Civil, Eric Schueler, acrescenta que este simulado de estiagem também é uma preparação da equipe para casos de contaminação de recursos hídricos. Ele lembrou que, no início do mês, a Secretaria Estadual de Defesa Civil lançou o Mapa das Ameaças Climatológicas do Estado do Rio de Janeiro. O documento apontou que mais da metade dos municípios do estado (54%) têm risco severo de sofrer incêndio florestal e 34% de passar por estiagem no inverno – Macaé não está incluída nesses índices.
- Para traçar o diagnóstico foi necessária a ajuda dos municípios. Entre os dias 2 e 20 de junho todas as cidades terão que realizar treinamentos baseados em seus Planos de Contingência. O trabalho se antecipa à chegada do inverno, considerando período crítico de seca, estiagem e incêndios florestais - frisou Eric.
Também participaram do simulado as secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Comunicação e profissionais do Hospital Público Municipal. A próxima ação, em data ainda a ser definida, será na região serrana, onde o treinamento será sobre queimada florestal.