Foto: Ana Chaffin
Conservação dos imóveis é inspecionada pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil
Com o objetivo de prevenir risco para a população, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil realizou, nesta quinta-feira (14), trabalho de rotina de vistoria nas fachadas dos imóveis localizados no calçadão da Avenida Rui Barbosa. A ação preventiva incluiu, principalmente, inspeção de marquises que possam ocasionar algum tipo de ameaça para os pedestres que circulam pelo Centro histórico/comercial da cidade.
Duas equipes de profissionais da secretaria realizaram o trabalho, verificando o estado conservação dos imóveis. Foram entregues aos proprietários e/ou responsáveis folhetos alertando para a manutenção das marquises e revestimentos de fachada.
Os problemas mais comuns que ocorrem são ferragens expostas; existência de rachaduras; manchas e infiltrações; ausência de sistema de coleta de água de chuva; excesso de peso e vegetação sobre a marquise. A Defesa Civil alerta que para avaliar com segurança a fachada do imóvel, é indicado chamar um profissional especializado. Em caso dúvida ou risco é só ligar para o 199 e comunicar à secretaria.
- Caso haja algum dano estrutural, como deslocamento ou queda do revestimento externo, o responsável pelo imóvel é notificado, pela Defesa Civil, a fazer o reparo necessário à recuperação da fachada. No prazo de 30 dias, a equipe da secretaria retorna ao local para realizar outra vistoria de avaliação e verificar se a recuperação foi executada – explicou a coordenadora de Gestão de Risco da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Celma Borges.