logo

Defesa do Consumidor participa de lançamento da cartilha 'Os 7 erros das bebidas ilegais'

06/10/2025 12:37:00 - Jornalista: Equipe Secom

O objetivo é alertar e orientar o consumidor sobre os riscos de intoxicação por ingestão de bebidas adulteradas

Com objetivo de alertar e orientar o consumidor sobre os riscos de intoxicação por ingestão de bebidas adulteradas, devido ao aumento de registro de casos de intoxicação por metanol no país, a Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor (Procon/Macaé), participou do lançamento da cartilha “Os 7 erros das bebidas ilegais”, fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon), o Procon-RJ e a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).

Na oportunidade, o secretário Executivo de Defesa do Consumidor (Procon/Macaé), Celso Mussi, ressaltou a importância da ação, num momento em que a população precisa de informações precisas e seguras.


“A cartilha é um guia prático que mostra como identificar produtos falsificados, principalmente os que contêm substâncias perigosas, como o metanol, que vem assolando a população do país. Também participamos da assinatura do protocolo de intenções para cooperação técnica”, frisou.



Celso acrescenta que a cartilha orienta os consumidores para que possam identificar bebidas falsificadas e desta forma possam fazer escolhas mais seguras.


“O material é resultado da cooperação técnica e da parceria estratégica entre as instituições, com caráter educativo e um instrumento de prevenção e proteção ao consumidor”, disse.



O material reúne orientações práticas para o consumidor identificar sinais de adulteração. Entre os principais pontos de atenção estão: preço muito abaixo do mercado, rótulos e contra rótulos devem ter impressão nítida, sem erros de grafia, e apresentar registro no Ministério da Agricultura, as tampas e lacres precisam ter acabamento perfeito, logomarcas visíveis e não apresentar falhas, borrões ou vazamentos.

Em caso de irregularidades, a população deve procurar o Procon Macaé. As denúncias podem ser feitas de forma presencial na sede do órgão, localizada na Avenida Presidente Sodré nº 466 - térreo - CEALO, Centro, por atendimento telefônico (22) 2759-0801 ou via E-mail: procon@macae.rj.gov.br. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.