Com o objetivo de levar mais informação aos consumidores, o Procon Macaé realizou inúmeras ações educativas, ao longo do ano de 2022. Entre as ações, também se destacam a promoção de palestras e elaboração de cartilhas. No total, foram registrados quase seis mil atendimentos, seja de forma presencial ou online, tendo sido resolvidas 78% das demandas dos consumidores.
Estima-se, ainda, que uma média de 12 mil consumidores passaram pelo local para prestação de esclarecimentos e consultas. De acordo com o Secretário adjunto Gilcimar Prata, o Procon Macaé existe para servir a população.
"Tivemos um ano de muito trabalho. Realizamos campanhas educativas, elaboramos cartilhas de conscientização e educação financeira, capacitamos nossos servidores, promovemos dois feirões de negociação para auxiliar a população a sair do endividamento. Temos uma equipe que trabalha muito e nossa retrospectiva mostra isso, mas o trabalho não pode parar. Nosso objetivo no ano de 2023 é melhorar, ainda mais, o número de resolução das demandas registradas no Procon", ressalta o secretário.
Uma outra atuação marcante do Procon foi o lançamento, em novembro, do Canal de Denúncias sobre discriminação nas relações de consumo, que está disponível no site da prefeitura.
O Procon Macaé funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no térreo do Centro Administrativo Luiz Osório (localizado na Avenida Presidente Feliciano Sodré, 466, Centro Macaé).
Ações registradas:
- 12 ações educativas;
- 4 palestras educativas;
- 3 cursos de capacitação;
- 3 cartilhas educativas;
- 2 feirões de negociação;
- Lançamento do Canal de Denúncias de Discriminação nas Relações de Consumo.
Atendimentos ao consumidor:
- 12 mil atendimentos;
- 5.774 reclamações registradas;
- 225 audiências realizadas;
- 214 denúncias apuradas;
- 78% das demandas resolvidas.