Devido a grande procura, a Secretaria de Saúde de Macaé estendeu até sexta-feira a distribuição do complexo homeopático que ajuda a amenizar os sintomas da dengue. De acordo com o secretário de Saúde, Luiz da Penha, cerca de 85 mil pessoas tomaram o medicamento no último sábado (14). “Registramos um grande movimento nos postos, onde o complexo está sendo disponibilizado. Pessoas de todas as idades podem tomar o remédio, inclusive crianças, idosos e mulheres grávidas”, comenta o secretário.
- Registramos um grande movimento nos postos, onde o complexo está sendo disponibilizado. Pessoas de todas as idades podem tomar o remédio, inclusive crianças, idosos e mulheres grávidas - comenta o secretário.
O complexo é distribuído em 40 postos e unidades básicas de Saúde em todos os bairros. No Centro de Saúde Jorge Caldas, três homeopatas atendem a população. No caso da pessoa estar contaminada, a equipe entrega um frasco inteiro do medicamento. Nos casos de prevenção – de quem não teve a doença ou que já contraiu dengue – são aplicadas duas gotas do complexo, que ajuda a atenuar o quadro febril agudo, as dores no corpo e diminuir os riscos das complicações hemorrágicas.
- Somos pioneiros na região no uso do complexo - diz Luiz da Penha.
Além da prevenção com o complexo homeopático, a prefeitura continua intensificando o combate ao mosquito aedes agypti em todos os bairros e realizando campanha de mobilização da comunidade nos terminais rodoviários.
- É importante a participação de todos para evitarmos a dengue. E, a melhor forma é a prevenção, com a ajuda de todos - lembra o secretário. De janeiro a março deste ano, Macaé teve 122 casos de dengue confirmados, todos do tipo clássico.
Este mês, o município adquiriu mais uma máquina termo nebulizadora (Pro-fog). Também serão contratados mais 40 agentes de endemias. Segundo o gestor do Fundo de Assistência aos Animais, Élcio Pontes, atualmente o CCZ conta com 80 agentes de endemias que realizam visitas domiciliares, um UBV (fumacê), duas máquinas pro-fog, três aero-systen (para uso nos domicílios nos casos confirmados da doença) e o serviço do Disque Dengue (22) 2762-0175.