Com o aumento de casos de dengue no país, segundo dados do Ministério da Saúde, e a cidade do Rio de Janeiro em situação de emergência para a doença, a Prefeitura de Macaé intensifica a força-tarefa para o enfrentamento e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya, atualizando o cronograma de ações de limpeza urbana, prevenção e reforço na rede de saúde.
A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) vem reforçando as visitas domiciliares, pulverização com carro fumacê e os trabalhos de educação em saúde, com orientação da população para que redobre os cuidados para não deixar água parada. “Segundo o último Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti (Liraa), 95% dos focos estão dentro das casas. O combate à dengue é responsabilidade de todos, governo e sociedade”, pontuou o coordenador da Cevas, Luan Campos.
Seguindo critérios técnicos padronizados pelo Ministério da Saúde, a Cevas ao longo da semana também realiza a aplicação com carro fumacê nos bairros. Os horários do carro fumacê são estabelecidos de acordo com os hábitos do mosquito, às 5h e 18h. De acordo com Luan, o carro fumacê é usado como uma ação complementar ao trabalho feito pelos agentes de endemias.
“O uso do fumacê também prioriza os bairros com maior índice de infestação do vetor e do número de casos positivos notificados para dengue e outras arboviroses”, frisou.
Ainda nesta quarta-feira (07), o carro fumacê irá passar às 18h, no Parque Aeroporto. Na quinta-feira (08), o serviço segue às 5h, no Lagomar; e às 18h, no Parque Aeroporto. Já na sexta-feira (09), pela manhã no Parque Aeroporto; e no final da tarde, no Lagomar.
A Secretaria Adjunta de Serviços Públicos também realiza um trabalho intensivo de prevenção para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti. As equipes da secretaria estão atuando diariamente em diversas regiões da cidade, realizando serviços como roçagem, remoção de entulhos, limpeza de canais, desobstrução de galerias, podas de árvores e outros. De acordo com o cronograma atualizado nesta quinta-feira, as próximas ações da secretaria, que prosseguem até o fim desta semana, são:
Roçagem - Ruas do Centro, Centro, Av. Agenor Caldas, Av. Elias Agostinho, Imbetiba, entorno da Linha Vermelha, Mirante da Lagoa, Rod. Amaral Peixoto (IFF sent. Pecado), Rod. Amaral Peixoto (Mirante sent. Pecado) - Remoção manual. Vale Encantado/Novo Cavaleiro, Rod. Amaral Peixoto (Cavaleiros sent. Praia Campista), Rod. Amaral Peixoto (Praia Campista sent. Cavaleiros).
Capina - Aeroporto, Tancredo Neves 62
Capina/pintura - Imbetiba/Centro
Remoção - Centro, Imbetiba, entorno da Linha Vermelha , Aroeira, N. Aroeira, Av. Quissamã (Lagomar) - W12, W20, W26
Remoção mecanizada - Av. Airton Sena (Visconde)
Capina e remoção mecanizada - Linha Vermelha
Varrição - Engenho da Praia
Pintura - Envolta do Colégio (Lagomar) - W28
Limpeza de vala e canal - Memorial da Igualdade, Canal Macaé-Campos
Limpeza de bueiros - Novo Horizonte, ruas E22 e Bruno Botafogo, Vila Bonifácio Drumond (Cajueiros)
Afundamento de solo - Imboassica e Rodovia Amaral Peixoto (ponte Macaé/Rio das Ostras)
Reposição de tampos de bueiro - entorno da Linha Vermelha (Cajueiros)
Para acionar os serviços da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, acesse https://macae.rj.gov.br/servicospublicos/atendimento ou pelos telefones (22) 99288.5460 para limpa fossa e desobstrução de rede de esgoto ou (22) 99208.6983 para demais solicitações.
Sintomas
De acordo com Ministério da Saúde, os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação é para que a população procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas. As arboviroses podem ser fatais.
Cuidados
A orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis, entre outros. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.
Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.
Solicitações e denúncias
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.