logo

Dengue: infestação cai 1,4% em dois meses

06/08/2013 18:49:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Moisés Bruno

Combate à dengue feito pela prefeitura e contribuição da população ajudam a diminuir índice da dengue.

O resultado do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), feito entre os dias 30 de julho e dois de agosto, foi divulgado nesta terça-feira (6) pela secretaria de Saúde. O índice de infestação predial do município foi de 1,4%, o que representou uma queda de 1,4% com relação ao último levantamento, realizado em maio, que foi de 2,8%.

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ressalta que os depósitos predominantes onde foram encontradas as larvas são os para armazenagem de água, como tonéis e caixas d'água ao nível do solo. A pesquisa aponta que o bairro Ajuda de Cima, que teve índice de infestação de 5,9, foi o que apresentou média de dois focos para cada residência pesquisada.
De acordo com os agentes de endemias que atuaram na pesquisa, os moradores alegam que mantêm os recipientes com água devido à falta de regularidade no abastecimento.
Das 47 localidades visitadas pelos agentes, 21 apresentaram a presença do Aedes aegypti. Dessas, três tiveram indicação de risco de infestação acima de 3,9: Novo Eldorado (6,9), Cajueiros (6,7) e Ajuda de Cima (5,9).
Cinco localidades foram consideradas em estado de alerta: Praia Campista (3,7), Morro de Santana (2,9), Centro, Lagomar e Virgem Santa (2,5).
A partir da próxima semana, a equipe do CCZ irá intensificar o trabalho de campo com tratamento e eliminação dos criadouros nos bairros com maior índice, e será feita a pulverização com carro fumacê.
O trabalho pretende levar ao conhecimento da população a necessidade de eliminar os criadouros para que futuramente o município não sofra uma epidemia de dengue. O supervisor geral do CCZ, Flávio Paschoal, lembra ainda que os agentes de endemias realizam diariamente seus trabalhos de orientação nas residências, informando aos moradores sobre o perigo da dengue e de seus criadouros. "É bom lembrar que os dados apurados são por amostragem", disse.