logo

Dengue: levantamento de índice de infestação termina esta semana

24/10/2011 16:28:55 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Mais de 100 agentes de endemias estão atuando no levantamento.

Termina esta semana o quinto Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado pela secretaria de Saúde de Macaé por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Estão atuando nesta ação mais de 100 agentes de endemias.

Segundo o diretor do CCZ, Rogério Lemos, devido as chuvas da última semana houve um atraso na conclusão dos serviços. Após as visitas a equipe técnica reunirá os dados da pesquisa de amostragem, onde irão verificar o índice de infestação das larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Durante as visitas, os agentes verificam os depósitos com água, fazem tratamento quando necessário com a colocação de larvicida e recolhem amostras para serem analisadas.

A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, lembra que o Ministério da Saúde preconiza um total de quatro levantamentos ao longo do ano, sendo que Macaé este ano realizou o primeiro logo no início do ano para que as medidas de combate ao mosquito fossem intensificadas nos bairros e localidades com maior índice.

Após os resultado do LIRAa, a equipe do CCZ e da coordenação de Saúde Coletiva e do programa de Homeopatia e Práticas Integrativas irão se reunir com representantes de diversos setores para traçar as novas ações que serão executadas durante o verão. “A promoção de ações intersetoriais no município tem refletido em bons resultados nos índices de casos positivos”, frisou.

Dados da coordenação apontam que houve uma redução de 60% no número de casos confirmados de dengue no município. De janeiro a setembro de 2010, foram confirmados 1.475 casos, sendo que no mesmo período deste ano o número de casos foi de 585 confirmações.

Laila acrescenta que uma das medidas previstas de combate a dengue é a realização de uma semana de mobilização com treinamento de profissionais, mutirão nos bairros com alto índice de infestação, capacitação nas escolas, trabalho de barreira sanitária, campanha de homeopatia contra a dengue, entre outras ações.

O trabalho de homeopatia contra a dengue realizado no município desde 2007 tem se destacado no cenário nacional e internacional. Este mês, o projeto já executado em Macaé foi aprovado para ser apresentado no Congresso Mundial da Liga de Homeopatia, que acontecerá na Índia em dezembro. Segundo Laila, o título do trabalho “Homeopatia em favor da vida no controle de epidemia”, foi aprovado na categoria de trabalhos voltados para o uso da homeopatia em epidemia.

Segundo o relatório do Ministério uma nova epidemia de dengue, de grandes proporções, pode chegar com o próximo verão. A causa são dois tipos de vírus ao mesmo tempo e o outro motivo e a falta de cuidado da população. “Para o próximo verão, as previsões de uma epidemia de grandes proporções são assustadoras. O vírus do tipo 1 voltou depois de 20 anos. No início deste ano, apareceu pela primeira vez o do tipo 4”, alerta.

De acordo com Laila, já foi enviada à Secretaria Estadual de Saúde o Plano de Contingência da Dengue, estabelecendo todas as ações em caso de epidemia no município, como o manejo de leitos, abertura de postos de hidratação, entre outros.