logo

Dengue: mutirão cobre caixas d'água com tela de proteção

28/11/2013 17:40:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Erica Ferreira

A campanha para cobrir as caixas d´água sem tampas com uma tela de proteção começou esta semana

A Prefeitura de Macaé, dando continuidade ao trabalho de prevenção à dengue e combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, iniciou esta semana um mutirão para cobrir caixas d'águas sem tampas com uma tela de proteção. O subsecretário de Saúde, Michel Haddad, na manhã desta quinta-feira (28), participou de visitas domiciliares e conversou com moradores e líderes comunitários do bairro Lagomar. Ele ressaltou que, mesmo com todas as ações governamentais, será imprescindível a colaboração da população para se eliminar os focos de larvas do mosquito, comuns nos meses mais quentes e chuvosos.

A equipe de agentes de endemias do Lagomar faz visitas domiciliares diariamente. Nesta quinta, os agentes partiram da tenda do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), instalada no dia anterior próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Lagomar. Esse ponto de apoio da equipe agiliza o trabalho dos agentes que se reúnem e recebem suprimentos e materiais no local. Além disso, a tenda já está sendo utilizada para a realização da campanha de educação em saúde para a prevenção da dengue, com distribuição de panfletos e prestação de informações. Nesse espaço, os agentes também registram denúncias, reclamações e solicitações.

Apesar do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRA) do Lagomar não ser considerado alto - 2,5 - a tenda do CCZ foi instalada no bairro por esse ser populoso, por ter apresentado casos confirmados da doença neste período e por ter numerosos terrenos baldios e com materiais inservíveis. Na região, devido à irregularidade no fornecimento de água, os moradores têm o hábito de armazenar água em recipientes muitas vezes destampados.

Michel Haddad destacou que a campanha de prevenção e combate ao mosquito da dengue este ano tem foco em recipientes que armazenam ou retém água limpa ou potável. Caixas d'água, tonéis e piscinas são os principais alvos dos fiscais epidemiológicos.

- Setenta por cento dos focos de larvas do vetor da dengue são domiciliares. Por isso, a população precisa colaborar no combate aos focos para se evitar, principalmente, que crianças adoeçam por contraírem o sorotipo 3, que será o mais incidentes neste verão. Contamos com a colaboração de todos e principalmente dos líderes comunitários -, disse o subsecretário, depois de ter participado da colocação de uma tela na caixa d'água do prédio número 129, da rua W5.

Os moradores receberam também um pedaço de tela para usar em caso de necessidade de reparo. "Vou ajudar na conscientização das famílias e também tomar o máximo de cuidado possível", disse o pastor Emerson Manuel dos Santos.

Os agentes de endemias fazem um mapeamento por quarteirão para levantar o número de caixas d'água que estão destampadas no bairro. Em seguida, será efetivamente iniciado o trabalho de colocação das telas. Até a próxima semana o levantamento já estará concluído.

Também participaram do mutirão o coordenador do CCZ, Ramon Bouças, e o supervisor de Campo, Paulo Cesar Gomes. Além da tenda no Lagomar, a Secretaria de Saúde instalou outras três nos bairros Cajueiros (em frente a quadra da Princesinha), Nova Holanda (ao lado da ponte) e Nova Esperança (Próximo ao CIEP). Elas devem permanecer nesses locais até maio de 2014, quando diminuem os riscos de uma epidemia.