Dengue: mutirão na Nova Esperança vai até sexta-feira

11/03/2014 15:32:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Divulgação

Cobertura de caixas d'água é uma das ações realizadas pelo mutirão de combate à dengue

A Prefeitura de Macaé iniciou nesta terça-feira (11) um grande mutirão de combate à dengue na comunidade da Nova Esperança com a participação das secretarias de Saúde e Limpeza Pública. Três turmas num total de 28 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), seis caminhões basculante e um suga-fossa, além de três retroescavadeiras estarão trabalhando no local até sexta-feira.

 O objetivo do mutirão é evitar a proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue. Entre os dias 24 e 28 de fevereiro o Levantamento de Ìndice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) em bairros que apresentaram índice elevado de infestação de larvas do mosquito no mês de janeiro. Os bairros Lagomar, Novo Eldorado e Cajueiros conseguiram uma redução considerável. Já na Nova Esperança houve um aumento de 1%, passando de 11% para 12%.

- O mutirão foi iniciado nesta terça e vai até sexta-feira, com a participação do CCZ e da Limpeza Pública. Estamos realizando essa ação na Nova Esperança por ser uma área mais crítica no sentido da presença de focos do mosquito. Além de fazer as visitas domiciliares, com a verificação de possíveis focos pelos agentes de endemias, a prefeitura está realizando a tapagem das caixas d'águas com telas. Enquanto isso, os agentes de limpeza retiram os lixos dos terrenos baldios e também estão à disposição da população para a retirada de materiais inservíveis das residências, lembrando que 80% dos focos do mosquito da dengue são domiciliares - explicou o subsecretário de Saúde, Michel Haddad, que acompanhou o mutirão nesta manhã de terça-feira.

A atuação dos agentes do CCZ é feito por meio de controle mecânico e químico com uso de larvicida, vedação de depósitos de armazenamento de água e distribuição de material informativo.

De acordo com o supervisor geral do CCZ, Flávio Paschoal, o combate ao mosquito transmissor da dengue é uma ação contínua que exige a participação de toda a população. "O trabalho dos agentes é feito de casa em casa, com a preocupação da localização de possíveis criadouros do mosquito. Encontrando alguma caixa d'água ou reservatório de água destampado, colocamos a tela e orientamos o morador quanto aos cuidados necessários", informou.

Na visita à casa da faxineira Maria Auxiliadora do Carmo, na rua principal da Nova Esperança, os agentes promoveram a tapagem em uma caixa d'água e um reservatório de água. "Esse trabalho é muito bom, pois diminui o número de mosquitos", disse.

No decorrer da semana, também serão realizadas outras ações da prefeitura na Nova Esperança. O serviço será complementado com o trabalho de pulverização com carro UBV (fumacê), que visa eliminar os mosquitos na fase adulta e também com a equipe de combate a roedores, que fará a instalação de iscas.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2014, foram notificados 24 casos suspeitos, no mesmo período de 2013 foram 1.906 casos. Nenhum caso foi registrado na Nova Esperança.

Controle – Dentro do cronograma da semana epidemiológica do Plano de Ação de Controle da Dengue, serão realizados mutirões em diversos pontos da cidade até sexta-feira (14).

Nos bairros Novo Cavaleiros, Parque Aeroporto, Aroeira e Barra de Macaé os agentes vão fazer visitas de recadastramento dos pontos estratégicos, como borracharias e ferros velhos.

Já nos bairros Lagomar, Vila Badejo, Novo Horizonte, Vale dos Cristais, Malvinas, Nova Holanda e Morro de Santana será feita visita domiciliar, com orientação e distribuição de material informativo.

O carro fumacê irá percorrer também as localidades de Imburo (11/03 às 18h) e Lagomar (12 e 13/03 às 6h e 18h).

Os cidadãos têm ainda o telefone gratuito (aceita ligações por celulares) para denúncias e solicitações: 0800 022 6461 ou na tenda da praça Washington Luiz.