Dengue: novo levantamento será divulgado na próxima semana

21/05/2013 17:30:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Juranir Badaró

Objetivo da pesquisa é estabelecer ações de prevenção ao mosquito

 A prefeitura começou nesta semana o terceiro ciclo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O trabalho é realizado pela secretaria de Saúde, por meio dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em todos os bairros. A previsão é de que os resultados sejam divulgados na próxima terça-feira (28). O objetivo da pesquisa é estabelecer ações de prevenção ao mosquito.

 Na manhã desta terça-feira (21), um dos locais onde os agentes estiveram foi na Travessa Glicério, atrás da rodoviária. Em uma das casas foram encontrados focos do mosquito da dengue, que foram encaminhados para o laboratório do Centro de Controle de Zoonoses para análise.

Para a professora aposentada Ivete Moreira dos Santos, o trabalho dos agentes do CCZ é muito importante e na sua casa não foi encontrado nenhum foco do mosquito. “Procuro manter sempre meu quintal limpo e sem água parada. Faço a minha parte, mas os agentes regulam as visitas nas residências”, disse.

O trabalho de pesquisa será realizado até esta sexta-feira (24), por 120 agentes de endemias que estão disponibilizados em vários bairros. Segundo informações da coordenação do CCZ, a meta da secretaria de Saúde é visitar 3.920 imóveis, em 47 localidades, distribuídas nos 44 bairros.

As amostras serão identificadas com o endereço, o tipo de criadouro, como tonéis e pratos de planta, e o local onde a larva foi encontrada, se é residência, comércio ou terreno baldio. Elas serão enviadas para o laboratório para identificação e posterior avaliação do índice geral por bairro.

No último levantamento, realizado de janeiro a três de maio, foram registradas 2.975 notificações, sendo que o mês de maior incidência foi março, com 1.674 casos, e a grande queda ocorreu em abril, com 146 notificações no mês.

No levantamento realizado no mês de março, o índice de infestação predial do município foi de 3,8%, o que representava situação de alerta para epidemia.

A coordenação do Centro de Controle de Zoonoses solicita a colaboração da população no controle da doença e a principal arma para conter a dengue é não deixar o mosquito nascer.

Mais informações podem ser adquiridas por telefone: (22) 2796-116/ (22) 2772-6461 e 0800-0226461.