Foto: Divulgação
Encontros têm o objetivo de enfatizar os cuidados e procedimentos adequados no atendimento aos pacientes com suspeita e confirmados
Coordenadores e representantes das unidades de Urgência, Emergência e Hospitais Públicos de Macaé estão participando de reuniões voltadas para o estabelecimento de fluxos de atendimento das pessoas com suspeita e casos confirmados de Arboviroses, com ênfase na Dengue. Os encontros seguem até o final do verão e são realizados pela Gerência de Vigilância em Saúde juntamente com o Programa de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Adjunta de Atenção Básica.
O objetivo é enfatizar os cuidados e procedimentos adequados no atendimento aos pacientes com suspeita e casos confirmados de Arboviroses, que são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
De acordo com a Gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales da Costa, os encontros se estenderão e também serão direcionados aos setores privados. “Essa medida se faz necessária uma vez que o Estado do Rio de Janeiro já possui casos do Denv-3, novo sorotipo da Dengue circulante no Brasil”, destacou. Vale ressaltar que esse novo sorotipo ainda não foi identificado no município de Macaé .
Os encontros contam com a atuação da Gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales da Costa, da Coordenadora do Programa de Vigilância Epidemiológica, Liciane Furtado, além da enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Dalcin e a médica infectologista, Fernanda Freitas. Em Macaé, os setores envolvidos no combate às Arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya ) e atendimento ao usuário com Arboviroses estão trabalhando para controle dos vetores e cuidado da pessoa infectada.
“Aproveitamos para reforçar que mais de 80% dos focos de mosquito Aedes aegypti estão dentro do domicílio, sendo assim, se faz necessário que a população faça a sua parte e não deixe reservatórios com acúmulo de água parada”, comentou Elenice Sales.
Sintomas - A Gerência de Vigilância em Saúde recomenda atenção aos seguintes sintomas, mais comuns na dengue: