Foto: Guga Malheiros
Prefeitura é parceira do projeto odontológico voltado para jovens de baixa renda
Com o objetivo de oferecer tratamento odontológico gratuito para jovens de baixa renda, a Escola Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão recebeu nesta segunda-feira (18), o “Dentista do Bem”, que é a principal ação da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Turma do Bem e a marca Oral-B. A escola faz parte de uma grande mobilização que atinge cerca de 250 municípios do Brasil, dez países da América Latina e Portugal. A expectativa é que 15 mil jovens tenham passado pela triagem nesta segunda-feira em todos os locais do projeto.
Dos cerca de 1,3 mil estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, são priorizados aqueles na faixa etária de 11 a 17 anos. O processo de triagem consiste em um exame visual não invasivo da condição odontológica. Foi preenchida uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família do estudante.
O atendimento aos jovens não termina após o dia da mobilização. Eles são selecionados e encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento gratuito até que os pacientes completem 18 anos. A seleção é feita por um índice de prioridade, que beneficia os adolescentes com carência financeira, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.
Em Macaé, as dentistas que participaram da mobilização foram Marcella Malavazi e Tatiana Endlicha, além da coordenadora Alexandra Couto. “Ajudar na mudança de vida de um jovem, devolver seu sorriso e melhorar sua autoestima é a minha satisfação. Sou feliz por ser voluntária desse projeto”, comenta Alexandra.
A Turma do Bem foi fundada em 2002 e tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade.