Foto: Kaná Manhães
Obras no bairro serão retomadas nos próximos dias
As obras de infraestrutura urbana no bairro Nova Holanda serão retomadas pela prefeitura de Macaé dentro de, no máximo, dez dias. As ações no bairro começaram em maio de 2009, com o objetivo de trazer mais qualidade de vida para os moradores, evitando alagamentos e transtornos à população.
As obras são realizadas pela empresa Construsan, vencedora da licitação, e fiscalizadas pela secretaria de Obras Públicas. As obras estão orçadas em R$ 35. 444.130,68, e até agora já foram empregados no bairro cerca de R$ 4 milhões. Além da instalação da rede de drenagem de águas pluviais e de esgotamento sanitário, a localidade vai receber pavimentação de todas as ruas, totalizando cinco mil e 500 metros quadrados de área pavimentada, revisão em toda a rede de água potável e, ainda, serviços complementares.
De acordo com o planejamento inicial da prefeitura, as obras estariam concluídas em pouco mais de um ano, mas foi necessário rever esse prazo, acontecendo uma paralisação das obras no final do ano passado para reforma no projeto inicial, porque os levantamentos topográficos da região mostraram que o escoamento do bairro não poderia ser feito por gravidade, como previa o projeto inicial, devido o mesmo estar situado abaixo do nível do mar.
Segundo o subsecretário de Obras Públicas, Neildo Manhães, com o início das obras para instalação das redes de drenagem, foi verificada a necessidade de se reformular todo o projeto que apontou para a construção de dois tanques de drenagem na localidade, um situado próximo ao Ciep Nova Holanda e outro próximo ao canal que corta o bairro.
- As águas ali recolhidas serão bombeadas para o canal. Essas mudanças foram incluídas em novo projeto para o bairro, assim como a da ETE da Nova Holanda, que será construída margeando o Canal Macaé/Campos, perto da ponte da Nova Holanda e que vai atender ao recolhimento e tratamento do esgoto tanto da Nova Holanda como da Barra de Macaé, Brasília, Fronteira e Nova Esperança, atendendo aproximadamente a 50 mil pessoas. Essas mudanças já foram incluídas no novo projeto e fazem parte também do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico de Macaé -, colocou o engenheiro Neildo.
Esses dois tanques para facilitar o escoamento pluvial da localidade terão, cada um, 10 metros de largura, 30 de comprimento e 5 de profundidade. Os tanques terão capacidade para absorver 90 mil litros de água cada um, para que possa drenar a água, já que o bairro é mais baixo cerca de dois metros e meio do nível do mar. Serão instaladas bombas de sucção para tornar, se for preciso, o escoamento mais rápido.
O Nova Holanda receberá 3,6 mil metros de rede de água pluvial e 5,5 mil metros quadrados de área pavimentada. As obras visam acabar com alagamentos e garantir o saneamento básico da localidade.
O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, disse que a prefeitura de Macaé está investindo recursos próprios nas obras no Nova Holanda, que é mais uma localidade da periferia a receber obras de infraestrutura urbana. O secretário colocou também que, além da mudança da concepção do projeto inicial, as chuvas que caíram no município em outubro e novembro de 2009 atrapalharam o andamento das obras, mas que dentro de poucos dias já será iniciado o escavamento dos locais dos tanques, para o que será preciso abaixamento do lençol freático, devido principalmente ser o solo de pouca resistência.
O secretário colocou também que várias ruas da localidade já receberam a rede de drenagem de águas pluviais e de esgoto, como as Ruas 7 e 8 e também já foi iniciada a instalação na Rua 1 o principal tronco coletor de esgoto, que vai encaminhar esses resíduos para a ETE, cuja construção começa ainda este semestre.
De acordo com a empresa Construsan, responsável pelas obras, em alguns trechos ocorrem atrasos porque o nível do canal é baixo, necessitando adequações. Em alguns lugares foram detectados problemas mais graves, como nas ruas Oito e Nove e as providências foram imediatas para sanar o problema.
Prefeitura realizou melhorias no Ciep da Nova Holanda
Além das obras de infraestrutura urbana no Nova Holanda, a prefeitura realizou melhorias no Ciep Municipal Professor Darcy Ribeiro, que foram entregues à população da localidade no dia 27 de novembro.
O Ciep foi totalmente reformado, ganhou mais nove salas de aula, totalizando 30 salas, laboratório de informática com 14 computadores, área de lazer (com brinquedos para as crianças menores) e oficina de teatro que irão beneficiar os 550 alunos do pré-escolar até ao 5º ano do Ensino Fundamental.