Os desabrigados pelas fortes chuvas da última semana, que foram encaminhados ao Abrigo Emergencial, no bairro do Visconde de Araújo, receberam atenção especial pelos alunos dos cursos de Cabeleireiro, Barbeiro e Manicure, acompanhados pelos instrutores do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). A ação aconteceu nesta quarta-feira (14), quando foram realizados cortes de cabelo e barba, além de manicure. O objetivo foi elevar a autoestima dos desabrigados, a maioria do bairro Ajuda de Baixo, que precisaram ser encaminhados ao Abrigo Emergencial.
No abrigo eles recebem atenção de diversos serviços da Prefeitura de Macaé. Pela Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda, os desalojados e que se encontram desempregados, 18 pessoas, já fizeram cadastro e foram encaminhados para entrevistas de emprego.
"As pessoas que estão sem documentação também já puderam tirar novos, a exemplo da carteira de identidade em que conseguimos isenção pela Fundação Leão XIII, e carteira de trabalho, que muitos perderam", explicou a secretária Adjunta de Trabalho e Renda, Ana Lúcia Ribeiro da Conceição.
Ela lembra também que a força tarefa montada pela prefeitura prossegue atuando no abrigo, promovendo atendimentos em várias áreas. Como o médico de família da Secretaria de Saúde que faz a assistência aos desabrigados, principalmente aos que já apresentam hipertensão, mulheres grávidas, entre outros.
Donativos podem ser entregues durante o feriado
Devido à situação de emergência (Decreto 153/2018) que o município se encontra, foi criado um gabinete de crise que, entre outras atividades, concentra os esforços para arrecadar itens como: alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupas, materiais de limpeza e água. As doações podem ser entregues no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, localizado na Rodovia Amaral Peixoto, São José do Barreto, s/n, de segunda a sexta, das 8h às 17h, inclusive na quinta, sexta e segunda-feira (dias 15, 16 e 19).
Ações pelo município
Os trabalhos não param em vários pontos do município para trazer total normalidade após as chuvas da última semana. Das 68 áreas afetadas, entre bairros e distritos, 50 áreas já foram liberadas, entre elas a Linha Azul; 10 áreas em ocorrência, como Linha Verde e oito áreas em atenção, como a ponte do Trapiche.
Equipes da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos atuaram em diferentes pontos na operação "tapa-buraco" a fim de melhorar as condições de tráfego das vias que foram danificadas pelas fortes chuvas, como a RJ-106, sentido Imboassica-Centro; Aeroporto, Vila Badejo e São José do Barreto.