Evento no Rio São Pedro estimula o turismo de aventura
O 2° desafio de Águas Brancas,competição de Bóia Cross movimentou o Rio São Pedro neste sábado (26), em Glicério. A programação em homenagem ao Dia Mundial da Água, cuja data alusiva foi no último dia 22 (terça-feira). Com participantes animados, a competição movimentou a Serra Macaense e atraiu visitantes e moradores da região que tiveram a oportunidade de assistir a programação de cunho ambiental, esportivo e de lazer.
Antes das descidas nas corredeiras , a equipe percorreu o rio desobstruindo a passagem dos integrantes a partir de 12 anos. Em bóias individuais, a descida que levou diversão e adrenalina foi marcada por níveis de corredeiras leves, moderados ou radicais.
A competição foi dividida nas categorias: Infanto-juvenil (12 a 15 anos); junior (16 a 19 anos); sênior (acima 20 anos); feminino ( a partir de 12 anos).
Para os organizadores do evento, Faguiner Lemos, Edson Braga e Tiago Guedes, o retorno do Bóia Cross visa contribuir com o estímulo e incentivo ao esporte e ao desenvolvimento de forma sustentável da Serra ." O objetivo é fortalecer a economia local e promover entretenimento aos visitantes e moradores da região, além de estimular o turismo de aventura da serra macaense. Ao mesmo tempo, a ideia é destacar a importância do zelo e cuidado do Rio São Pedro. Esse dia é marcante,”, observou Faguiner Lemos.
Já o presidente da Associação dos Moradores e Amigos de Glicério, Lucas Emerik, agradeceu a todos os apoiadores. "Foi um encontro de gerações, pois há 14 anos não havia o evento. Esse retorno é muito importante, pois nos emocionou muito", contou.
Estiveram presentes no evento os Secretários de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Junior Luna e Adjunto de Turismo, Leonardo Anderson.
“É muito bom ver que o Dia Mundial da Água está levando à reflexão ambiental e atividades como estas para nossa Serra . O Rio São Pedro tem sua importância hídrica e o “Boia Cross” não apenas leva entretenimento, mas consciência ambiental”, ressalta Luna.
Já Leonardo Anderson pontuou que o 2° desafio de Águas Brancas reforça o resgate da tradição desta prática na região e fomenta o turismo. “ A programação contribui para reafirmar a importância do turismo local atraindo visitantes e participantes, que valorizam o evento e as belezas naturais da nossa região”, observou o secretário. A programação surgiu na década de 70 no Vale do Ribeira, em São Paulo, e é totalmente brasileira.
No final do evento foram entregues troféus.O campeonato é uma realização da empresa Macaé Adventure, com apoio da Prefeitura de Macaé, por meio das secretarias de Cultura; Saúde, Ambiente e Sustentabilidade; Adjuntas de Interior e Turismo, além da Associação dos Moradores e Amigos de Glicério (Ama Glicério)