logo

Desafio Inovar divulgará em live vencedores de concurso

03/11/2020 17:14:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arte

Vencedores irão participar da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI)

O Desafio Inovar vai divulgar nesta terça-feira (3), às 20h30, os vencedores do concurso e os quatro projetos que vão participar da XIV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI), realizada virtualmente de 2 a 5 de dezembro. Quem quiser acompanhar o resultado e a premiação online pode acessar a live, no canal do Youtube #inovareaprender. Serão entregues medalhas para os três primeiros lugares-alunos e professor orientador e um troféu para a escola municipal.

A participação no concurso virtual Desafio Inovar foi expressiva tanto de escolas públicas quanto de privadas da região. Quinze projetos das turmas do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Ensino Médio e Técnico foram escolhidos, são eles: Ally - Aliado dos Pássaros (Escola Municipal Natálio Salvador Antunes); Animação Dinossauros (Colégio Municipal Elza Ibrahim); Aplicativos para festas online (Jardim Escola Letrinha de Criança); Bitucas do Mal. Cigarro, um mal para todos (Escola Municipal Paulo Freire); Bueiro Inteligente (Educarte); Coronavírus (Elza Ibrahim), Fake News (Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro); IrrigaSol – Projeto Bombeamento Solar Inteligente para Irrigação (Natálio Salvador Antunes); Mentes Aliviadas (Futuro Vip), Ônibus do Futuro (Jardim Escola Letrinha de Criança); Protótipo de Massa do papel reciclado (Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira); Robô seguidor de linha híbrido: Lego Mindstorms-EV3 e Arduíno (Hélio Alonso) e Você já pensou sobre seu lixo? (Escola Municipal Paulo Freire).

Para participar do concurso, as equipes conduzidas pelo professor orientador tiveram que apresentar projeto de natureza investigativa ou de inovação, com temática socioambiental.

Entre as propostas do Desafio Inovar estão: contribuir para o processo de construção de novas tecnologias através da orientação do pensamento científico, despertar o interesse a pesquisa e a criação de novas tecnologias e/ou o aprimoramento de outras já existentes na temática, incentivar e apoiar a exposição da criação e da inovação com o foco na inteligência artificial; destacar o incentivo à pesquisa e o desenvolvimento do pensamento científico desde os primeiros anos de escolaridade e difundir a ligação da metodologia científica e de engenharia com a construção de projetos e trabalhos nas diversas áreas de conhecimento.

O concurso é desenvolvido pelo programa InovareAprender, promovido na rede municipal com a finalidade de promover e incentivar a investigação, a inovação científica, o uso de novas tecnologias, a robótica e a cultura maker.