
Foto: Moisés Bruno
O “Desafio Solar 2025” vai até o domingo (26)
A abertura oficial do “Desafio Solar Brasil 2025” aconteceu na tarde desta terça-feira (21), na Lagoa de Imboassica, um dos mais belos cartões postais do município. O evento é organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e conta com o apoio da Prefeitura de Macaé, por meio das Secretarias de Ensino Superior e Ambiente, Sustentabilidade e Clima. A regata segue até domingo (26), quando será realizada a premiação das equipes vencedoras.
Na solenidade de abertura, o vice-prefeito Fabiano Paschoal, destacou a importância da utilização de energia solar.
“O Brasil utiliza apenas 4% da energia solar e deveria utilizar mais esse recurso. Gostaria de parabenizar a todos os competidores e organizadores pela iniciativa e pode contar conosco”, disse.
“A participação no Desafio Solar Brasil representa uma excelente oportunidade para Macaé demonstrar seu compromisso com energias renováveis e limpas. Estamos muito satisfeitos em sediar este programa, em colaboração com a UFRJ e a Prefeitura, proporcionando aos estudantes uma experiência enriquecedora em ciência. O evento promove a reflexão sobre energias renováveis e une ciência e esporte em uma competição inovadora”, destacou.
“É um prazer contribuir com um evento tão importante para a nossa cidade, para os nossos jovens e por uma causa tão nobre que é a energia renovável. E a gente está presente aqui com apoio técnico a esse evento. Quero desejar boa sorte a todos e que todos tenham um lindo evento aqui”, comentou.
“São elas: Prova de Natação: etapa inicial obrigatória para avaliar a aptidão física e segurança dos pilotos. Mach Race: prova de velocidade máxima em linha reta. Prova Longa: percurso extenso que testa a autonomia e eficiência energética do barco. Revezamento de Piloto: exige troca rápida de condutores durante a navegação, destacando o trabalho em equipe. Prova Curta: percurso técnico com curvas, que avalia controle e agilidade. Slalom: percurso em zigue-zague entre boias, exigindo precisão e habilidade nas manobras”, informou.