logo

Descarte seguro: Serviços Públicos alerta para os riscos dos objetos perfurocortantes

25/08/2023 16:07:00 - Jornalista: Mônica Torres

Secretaria orienta sobre a melhor forma de descartar objetos que furam e cortam

Os objetos perfurocortantes, como vidros, agulhas, seringas e espetos de madeira, se tornam armas quando descartados de forma incorreta, e podem oferecer riscos aos profissionais que atuam na coleta destes materiais. Com o objetivo de conscientizar a população, a Secretaria Adjunta de Serviços Públicos orienta sobre a melhor forma de descartar este material.

Como alerta o secretário Rodrigo Silva, frequentemente temos relatos de casos de colaboradores da coleta de resíduos (lixo) lesionados devido ao descarte incorreto: “Mesmo o funcionário usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), estes objetos ultrapassam os equipamentos. O cuidado com o armazenamento destes artefatos é fundamental para garantir a segurança de todos”, explicou.

Para evitar acidentes de trabalho, a recomendação é que vidros sejam armazenados dentro de caixas de papelão, de preferência lacradas; as agulhas, seringas e espetos de madeira devem ser descartados dentro de garrafas pet. Dessa forma, o cidadão contribui para uma coleta de resíduos mais segura e evita a contaminação do meio ambiente e da saúde pública.

Os objetos perfurocortantes são resíduos perigosos que precisam ser jogados fora em embalagens especiais, que não furem, nem vazem. Estas embalagens seguem as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os objetos perfurocortantes podem ter vírus e bactérias no sangue, que causam doenças graves como hepatite e AIDS. Por isso, é importante descartar estes objetos com cuidado e responsabilidade.