A descentralização dos testes rápidos para Dengue, Zika e Chikungunya é uma das estratégias adotadas pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, para o melhor atendimento da população. Iniciado na última segunda-feira (20), através do serviço já foram distribuídos 700 testes. O objetivo é intensificar o diagnóstico precoce da doença e reforçar a prevenção.
Com a distribuição foi realizada a capacitação de uso do teste rápido com oito profissionais de saúde. Em Macaé, as unidades que já receberam os materiais e estão ofertando o serviço à população são: Sana, Bicuda Grande, Bicuda Pequena, Areia Branca e Frade. A previsão é que até o final desta semana a descentralização dos testes seja ampliada para um total de dez unidades de saúde ,como projeto piloto, para posteriormente alcançar toda a rede municipal. Para 2025, a previsão se mantém, o que exige da gestão pública investimento em ações intensivas de prevenção e diagnóstico precoce.
De acordo com a Secretária Municipal Adjunta de Atenção Básica Simone Sales Caldeira, a descentralização dos testes rápidos para Dengue, Zika e Chikungunya na Atenção Básica é uma iniciativa estratégica que fortalece a capacidade das unidades de saúde de atenderem de forma mais próxima às necessidades da população. “Essa medida contribui para o diagnóstico, além de contribuir para o monitoramento das arboviroses, o que melhora o monitoramento da situação de saúde individual e coletiva, otimizando a vigilância epidemiológica e reafirmando o papel central da Atenção Básica na promoção da saúde”, comenta.
Simone Sales pontua ainda que “para 2025 a previsão é que a gestão pública reforce investimentos em ações intensivas de prevenção e diagnóstico precoce. Por isso, a estratégia de descentralização será componente integrante de outras ações que incluem prevenção e controle do vetor”.
Vale lembrar, que Ministério da Saúde é responsável pela distribuição de 6,5 milhões de testes rápidos para diagnóstico da dengue em todos os estados do país. É a primeira vez que a pasta envia esse tipo de teste para detectar a dengue. A iniciativa vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais.