Descobrindo os mistérios da Metrologia

07/02/2006 18:05:50 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A importância das medições no comércio e indústria foram um dos pontos abordados dentro do curso de Metrologia Básica, oferecido pelo Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) a alunos da rede municipal. O curso aconteceu nesta terça-feira (07), no próprio Instituto, e será realizado novamente nesta quinta-feira (09), a partir das 14h. Segundo o presidente do IMMT, Guilherme Jordan, a proposta é aplicar o curso dentro das escolas.

Um dos pontos enfocados no curso de Metrologia foi com relação aos prejuízos ocasionados com as balanças descalibradas, o que pode ocorre tanto para o comerciante quanto para o consumidor, explicou João Sant’Anna, gerente técnico do IMMT. “Em um restaurante self-service uma balança que marca 11 gramas quando na verdade o produto pesa 10 gramas, quem acaba beneficiado é o comerciante, levando prejuízos ao consumidor que pagará um grama a mais”, exemplificou Sant’Anna.

Assim como as balanças, as bombas de gasolina também passam por uma verificação, que segundo Sant’Anna, acontece anualmente. “O trabalho é realizado pelo Instituto de Pesos e Medidas –IPEM, cuja unidade mais próxima está instalada em Campos dos Goytacazes”, esclareceu.

Outra área de atuação da metrologia está nos hospitais com aferição dos aparelhos de pressão arterial. O gerente chamou a atenção dos alunos com relação aos danos que o aparelho pode causar. “Se um médico ao medir a pressão de um paciente, em um aparelho descalibrado, este pode acusar uma medição errada, comprometendo a saúde do paciente, que embora bem de saúde, receberá medicação desnecessária”, comentou Sant’Anna.

Para os alunos, o universo da medição ganhou ares ainda maiores. “Pensei que era um assunto monótono, mas descobri a importância e responsabilidade de calibrar um aparelho”, contou a estudante Daniela Dutra, 17 anos. Mesmo já tendo participado de uma palestra sobre o assunto em sua escola, o estudante Jânio Felipe, de 18 anos, descobriu uma nova informação no curso. “Para mim, a ISO 9000 era que dava qualidade aos produtos. E não é bem isso, ela apenas evidência um controle nos processos”, relatou o estudante, fazendo referência às explicações que o palestrante deu em relação à certificação ISO 9000.