logo

Desenvolvimento econômico com foco no cidadão

21/01/2013 11:37:00 - Jornalista: Antônio Felipe Gonçalves

Foto: Moisés Bruno

O Macaé Facilita viabiliza o acesso a serviços básicos pelos munícipes

Criado com a missão de captar recursos, criar e apoiar projetos econômicos, viabilizar linhas de financiamento, capacitar recursos humanos e celebrar, orientar e acompanhar convênios e parcerias o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FUMDEC) será protagonista na nova gestão.

Com o foco na valorização do cidadão a equipe do FUMDEC está promovendo uma remodelação na política de atendimento, buscando valorizar e estimular a geração de empregos e de oportunidades de desenvolvimento em Macaé.

Através de ações integradas e parcerias, o Fundo tem a preocupação em manter um forte elo entre investimentos empresariais e carências sociais, tendo em vista ser prioridade de o Governo Municipal associar desenvolvimento econômico com qualidade de vida para a população.

O governo municipal dará apoio ao empresariado local

Entre as ações iniciais do FUMDEC estão a reestruturação do Macaé Facilita ampliando os serviços à população, o estímulo e orientação aos Microempreendedores Individuais (MEI), cursos e capacitação do empresariado local e equipes, além do financiamento de projetos que tenham por foco a diversificação da economia local para a autossustentabilidade.

O Macaé Facilita é um programa que viabiliza o acesso a serviços básicos pelos munícipes, concedendo ainda financiamentos voltados para o fomento do desenvolvimento econômico, orientando os pequenos empreendedores e agricultores, trabalhadores e mulheres sendo, portanto, fonte estratégica para todos os que quiserem investir no seu próprio negócio. Hoje existem três unidades em funcionamento – Sana, Barra de Macaé e Córrego do Ouro.

A orientação ao Microempreendedor Individual é outro dos objetivos do novo governo. Criado através de lei federal, oMicroempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, o faturamento deve ser no máximo de R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Com essas contribuições, o Microempreendedor Individual tem acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.