logo

Desenvolvimento Econômico recebe visita de Câmara de Comércio de Houston

01/07/2010 16:09:43 - Jornalista: Catarina Brust

Apresentar oportunidades de negócios no município de Macaé para empresas de médio porte. Esse foi o objetivo da reunião realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, subsecretaria de Indústria e Comércio (Semic), Coordenadoria de Comércio Exterior e Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) com a Câmara de Comércio de Houston, nesta quinta-feira (1º). A visita é fruto da participação da Semic na Offshore Technology Conference (OTC) 2010, realizada em maio, em Houston, Texas (EUA).

- Isso é fruto da nossa ida a OTC 2010. A intenção é estar trazendo oportunidades para essas empresas de médio porte de Houston para suprir demanda de Macaé. A partir de agora, estaremos elaborando uma agenda de ações para aproximar Houston de Macaé. Já estamos programando a visita da prefeita da cidade americana para um encontro aqui no município, para abril de 2011, quando ela virá ao Brasil. Essa aproximação estará trazendo grande benefício para Macaé que é uma cidade empreendedora assim como Houston é -, disse o subsecretário de Indústria e Comércio, Edimilson Gonçalves.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton Santos, o presidente do Fumdec, Francisco Navega, o coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura e o subsecretário de Indústria e Comércio, fizeram uma apresentação institucional do município, mostrando as características e oportunidades de Macaé para investimentos. O município possui a segunda maior rede hoteleira do estado do Rio e o terceiro maior centro de convenções do estado; duas termoelétricas em operação (Mário Lago e Termo Macaé); crescimento econômico anual de 5%; logística e geografia privilegiada, cortada pela BR-101, RJ-106 e RJ-168; o município está situado a 100 quilômetros do Complexo Petroquímico de Itaboraí (Comperj), Complexo Logístico de Barra do Furado e Complexo Portuário do Açu.

- O Aeroporto de Macaé recebera investimentos na ordem de R$ 78 milhões, já liberados pelo Governo Federal. Macaé possui diversos atrativos para atrair investimentos, inclusive na rede hoteleira, pois a demanda é superior a oferta hoje existente. Na formação de mão de obra qualificada, Macaé terá uma escola técnica especializada em pesquisa em construção civil e possui um simulador de operação de guindaste para qualificação profissional, instalado no Senai/Macaé. Antes, os técnicos tinham que treinar em Aberdeen, na Escócia. Também já está prevista a construção de outra unidade do Senai no município, voltado para área de bombas e sondas -, informou Francisco Navega.

O representante da Câmara de Comércio de Houston (Opportunity Houston), John C. Cuttino, também fez uma apresentação sobre a cidade americana e as oportunidades que a cidade oferece: é a quarta cidade dos Estados Unidos da América (atrás somente de Nova Iorque, Los Angeles e Chicago). “Houston e Macaé tem vocação similar. O Brasil é o primeiro país que a cidade de Houston está colocando um representante permanente, na cidade de São Paulo. A Câmara de Comércio é a principal defensora da comunidade de negócios de Houston e dedica-se a promover a prosperidade econômica regional”, explicou John Cuttino. A Câmara de Comércio de Houston engloba 2.100 empresas, com receita bruta superior a U$ 1 trilhão.

As diretrizes para o Brasil são: aviação/aerospacial; medicina e biotecnologia; química e petroquímica; tecnologia de informação; nanotecnologia e logística e centros de distribuição.

“Houston é um centro mundial do setor de energia e concentra 31,2% dos empregos norte-americanos em exploração de petróleo e gás. Também é líder em energia verde e possui o quarto maior multi-aeroporto dos EUA e o sexto do mundo. Houston é o sétimo parceiro do Brasil em comércio exterior. A Câmara oferece a oportunidades das seguintes formas: abrir novo mercado; pesquisa de mercado; orientação e assistência geral e abre empresas”, explicou Cuttino, completando que a Câmara de Comércio trabalha como capitalizador e facilitador para as empresas.